Leia também:
X Queiroga libera verba para mais de 1.000 leitos de UTI

OMS: Relatório aponta animais como provável fonte da Covid-19

A hipótese de vazamento de um laboratório é "extremamente improvável", de acordo com o relatório

Pleno.News - 29/03/2021 12h15

Diretor-geral da OMS Tedros Adhanom Ghebreyesus Foto: Martial Trezzini/EFE

Um estudo realizado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) em conjunto com a China, sobre as origens da Covid-19, conclui que o cenário mais provável é que o Coronavírus foi transmitido de morcegos para humanos através de um outro animal e que a hipótese de vazamento de um laboratório é “extremamente improvável”, segundo um esboço do documento obtido pela Associated Press.

A descoberta não avança muito na origem do vírus e deixa questões em aberto. O relatório, porém, traz mais detalhes sobre o raciocínio por trás das conclusões dos pesquisadores. A equipe propôs mais investigações sobre o assunto, exceto sobre a hipótese de vazamento.

O documento, que deverá ser publicado nesta terça-feira (30), está sendo acompanhado de perto, uma vez que identificar a origem do vírus poderá ajudar cientistas a prevenir pandemias futuras. Mas a questão é também extremamente delicada, visto que a China se recusa a aceitar que seja culpada pela pandemia atual

Seguidos adiamentos do estudo levantaram dúvidas sobre se os chineses estariam tentando enviesar as conclusões.

– Temos sólidas preocupações sobre a metodologia e o processo do relatório, incluindo o fato de que o governo (chinês) aparentemente ajudou a escrevê-lo – disse o Secretário de Estados dos EUA, Antony Blinken, em recente entrevista à CNN. Pequim rejeitou a crítica nesta segunda-feira (29).

– Os EUA têm se manifestado sobre o relatório. Ao fazer isso, os EUA não estariam tentando exercer pressão política sobre os integrantes do grupo de especialistas da OMS? – questionou o porta-voz do Ministério das Relações Exteriores chinês, Zhao Lijian.

O relatório se baseia numa visita de especialistas da OMS a Wuhan, cidade chinesa onde a Covid-19 foi inicialmente detectada, entre meados de janeiro e meados de fevereiro.

*Estadão

Leia também1 Coronavírus: Relatório da OMS sobre a origem terá 4 teorias
2 Pesquisadores buscam conexões entre tuberculose e Covid
3 Conta de Maduro é bloqueada no Facebook após vídeo sobre Covid
4 Covid: HRW denuncia medidas abusivas na Argentina
5 Covid: OMS pede que países ricos compartilhem mais vacinas

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.