Leia também:
X SP: Entrega de respiradores pode ocorrer só em setembro

OMS recua e se desculpa por polêmicas sobre cloroquina

Pesquisas com o remédio tiveram dados contestados

Pleno.News - 05/06/2020 19h28 | atualizado em 05/06/2020 19h39

OMS retomou testes com hidroxicloroquina Foto: Reprodução

O diretor-executivo para Emergências da Organização Mundial de Saúde (OMS), Mike Ryan, pediu desculpas nesta sexta-feira (5), em nome da agência, pela controvérsia gerada por causa do posicionamento perante pesquisas sobre a eficácia da hidroxicloroquina no tratamento da Covid-19.

– Nos desculpamos coletivamente pela imagem de confusão que os estudos podem dar, mas é preciso seguir evidências científicas e garantir que as pessoas que entram nestes testes clínicos o façam de forma segura, que se dê prioridade ao bem-estar delas – explicou o representante da OMS, em entrevista coletiva.

Ryan deu a declaração no mesmo dia em que a Universidade de Oxford anunciou o fim das pesquisas com hidroxicloroquina em pacientes britânicos, ao determinar que não produzia benefícios visíveis nos tratamentos.

A OMS, por sua vez, havia interrompido na semana passada os estudos que conduzia, depois que a revista científica “The Lancet” apontou para o aumento do índice de mortalidade em pacientes que eram submetidos à terapia com o medicamento.

A agência, no entanto, retomou as atividades de pesquisa, depois que três dos quatro autores do texto se retificaram.

– Acontece muito raramente, mas quando uma publicação identifica que um artigo é questionável, faz o correto ao retirá-lo – disse o diretor-executivo para Emergências da Organização Mundial de Saúde.

A chefe de estudos científicos da OMS, Soumya Swaminathan, explicou ainda que os dados contraditórios em pesquisas paralelas sobre um mesmo medicamento ou tratamento é algo normal.

No caso da hidroxicloroquina, no entanto, a representante da organização aponta que se trata de um assunto que está sendo acompanhado mais de perto pela opinião pública, devido a pandemia da Covid-19, a doença provocada pelo novo coronavírus.

– É um processo científico habitual, obter diferentes resultados, em diferente testes. A comunidade científica, normalmente, requer mais de um teste para confirmar os efeitos – apontou Swaminathan

*Com informações da agência EFE

Leia também1 Estudo que descreditou cloroquina é retirado do ar
2 Estudo contra cloroquina foi baseado em dados incorretos
3 Brasil e EUA unem esforços em pesquisas com cloroquina
4 Covid-19: OMS vai retomar testes com hidroxicloroquina
5 Nise Yamaguchi diz que uso da cloroquina "esvaziou CTIs"

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.