Leia também:
X Governador do ES, Renato Casagrande está com Covid-19

OMS paralisa todos os testes clínicos com cloroquina

Órgão ainda pode rever decisão

Pleno.News - 25/05/2020 14h29 | atualizado em 25/05/2020 15h56

Estudo indica aumento da mortalidade com uso de hidroxicloroquina Foto: Arquivo/EFE/Alex Plavevski, Salvatore di Nolfi, Antonio Lacerda, , Luis Torres

O diretor-geral da Organização Mundial da Saúde (OMS), Tedros Adhanom, anunciou nesta segunda-feira (25) que a entidade interromperá temporariamente os testes clínicos com hidroxicloroquina em pacientes com Covid-19, após ter sido detectado um maior índice de mortalidade nesses casos.

A decisão, uma medida de cautela que poderá ser revisada, foi tomada depois que a revista científica britânica The Lancet publicou na quinta-feira (21) um estudo que apontava maiores taxas de mortalidade em pacientes que foram tratados com hidroxicloroquina, habitualmente usada contra a malária.

A medida, em princípio, não se aplica à cloroquina (da qual a hidroxicloroquina é derivada), que também está incluída nos testes clínicos da OMS.

– Após ler a publicação, decidimos, em meio às dúvidas, ser cautelosos e suspender temporariamente a adesão a este medicamento – explicou a cientista-chefe da OMS, Soumya Swaminathan.

Depois da interrupção dos testes, a OMS continuará a coletar dados para confirmar o estudo da revista e revisará a decisão em futuras reuniões com representantes médicos dos países que realizam testes patrocinados pela organização, sob o programa Solidarity Trial.

Mais de 400 hospitais em 35 países participam do Solidarity Trial, para o qual foram recrutados 3,5 mil pacientes.

Outros testes clínicos patrocinados pela OMS testam em pacientes o antiviral remdesivir (normalmente usado contra o ebola), uma combinação de lopinavir e ritonavir (geralmente utilizados para portadores de HIV) e interferon beta, habitual tratamento contra a esclerose múltipla.

*Com informações da agência EFE

Leia também1 Prefeitura de Fortaleza ignora pedido para uso da cloroquina
2 Bolsonaro defende cloroquina: "Quem não quer, não toma"
3 Com cloroquina, Suíça tem 50% da mortalidade da França

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.