Leia também:
X Doria critica ‘negacionistas’ e diz: “Eu desprezo Jair Bolsonaro”

OMS investiga possíveis reações da vacina da AstraZeneca

Vacina tem sido suspensa em diversos países da Europa

Pleno.News - 15/03/2021 15h34 | atualizado em 15/03/2021 17h51

Há relatos de possíveis casos de coágulos sanguíneos após a imunização Foto: EFE/EPA/Dan Himbrechts

Enquanto vários países europeus suspendem a distribuição da vacina contra o coronavírus da AstraZeneca, em meio a relatos de possíveis casos de coágulos sanguíneos após a imunização, a Organização Mundial da Saúde (OMS) informou nesta segunda-feira (15) que monitora a situação, mas que, no momento, ainda recomenda o uso do produto.

O diretor-geral da entidade, Tedros Adhanom Ghebreyesus afirmou que o comitê de assessores de segurança está investigando os dados relativos ao profilático. Para ele, o maior problema na atualidade segue sendo a falta de acesso a vacinas. Tedros saudou o compromisso do grupo Quad, formado por Estados Unidos, Austrália, Japão e Índia, de fornecer 1 bilhão de doses a países da região do pacífico. Ele afirmou que “nenhum país poderá se livrar da pandemia sozinho. Precisamos agir juntos”.

Já a vice-diretora da Organização, Mariângela Simão reiterou que peritos vão se reunir amanhã para tratar da vacina da AstraZeneca e explicou que aguarda eventuais novas notificações de coágulos após a vacinação, mas que os dados preliminares indicam que essa conexão não existe. Segundo ela, a OMS trabalha diretamente com Agência Europeia de Medicamentos (EMA, na sigla em inglês) na avaliação do quadro e que “no momento, benefícios de vacinas se sobrepõem aos riscos.”

A cientista-chefe da instituição, Soumya Swaminathan, também salientou que o uso do imunizante deve continuar e lembrou que nenhuma vacina poderá ter 100 % de segurança. A epidemiologista Katherine O’Brien, por sua vez, afirmou que não há indícios de que o produto não funcione contra as variantes do vírus. Já Maria van Kerkhove, que é responsável pela resposta à doença, destacou que, na última semana, houve aumento de 11% no número de casos.

Bruce Aylward, Consultor sênior da OMS, expressou preocupação que, à medida que o ritmo de imunização avança, alguns países tenham dificuldades em conseguir profissionais suficientes para a aplicação da vacina. Ele também disse que alguns governos estão fazendo exigências indevidas a laboratórios que devem fornecer ao programa Covax.

*Estadão

Leia também1 Covid: Cloroquina e azitromicina têm grande aumento nas vendas
2 Holanda e Alemanha suspendem vacina de Oxford/AstraZeneca
3 Bolsonaro culpa o "fica em casa" pela alta dos alimentos
4 Ator Paulo Gustavo é internado com Covid-19 no Rio de Janeiro
5 Após recusa, Ludhmila reafirma que cloroquina não tem eficácia

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.