Leia também:
X ‘Ninguém vai obrigar ninguém a tomar vacina’, diz Bolsonaro

OMS diz que risco de pegar Covid em aviões é “muito baixo”

Associação Internacional de Transporte Aéreo informou que só potenciais 44 casos de transmissão em voo foram identificados entre 1,2 bilhão de viajantes

Paulo Moura - 23/10/2020 08h50 | atualizado em 23/10/2020 08h53

Entidades afirmaram que risco de adquirir coronavírus em voo é baixo Foto: Reprodução

A Organização Mundial da Saúde (OMS) afirmou que o risco de disseminação da Covid-19 em voos parece ser “muito baixo”, mas não pode ser descartado. Em um comunicado repassado pela entidade para a agência de notícia Reuters, a OMS afirmou que a conclusão foi baseada no pequeno número relatado de casos em relação ao volume de viajantes.

– A transmissão em voo é possível, mas o risco parece ser muito baixo, dado o volume de viajantes e o número pequeno de relatos de casos. O fato de que a transmissão não é amplamente documentada na literatura publicada não significa, porém, que não acontece – afirmou a OMS.

A conclusão da entidade global foi basicamente a mesma obtida em um estudo do Departamento de Defesa dos Estados Unidos que descreveu, na semana passada, a probabilidade de se contrair a doença em aeronaves comerciais como “muito baixa”.

Apesar dos dois órgãos acreditarem que o risco, apesar de pequeno, ainda existe, algumas empresas aéreas foram até mais categóricas ao falar das chances da transmissão em voo. As americanas Southwest Airlines e United Airlines, por exemplo, disseram que estudos recentes mostraram que o risco é “virtualmente inexistente”.

A Southwest, uma das poucas empresas aéreas que atualmente mantêm o assento do meio desocupado, disse nessa quinta-feira que, à luz da pesquisa, revogará a interdição desses assentos. No dia 8 de outubro, a Associação Internacional de Transporte Aéreo (Iata) informou que só potenciais 44 casos de transmissão em voo foram identificados entre 1,2 bilhão de viajantes neste ano.

Leia também1 Kassio Nunes tomará posse no STF no dia 5 de novembro
2 'Ninguém vai obrigar ninguém a tomar vacina', diz Bolsonaro
3 Visionário, Arolde de Oliveira faz parte da história do gospel
4 Ratinho está com Covid-19: "Em alguns dias volto com tudo"
5 Cesar Maia presta homenagem ao senador Arolde de Oliveira

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.