Leia também:
X Mutações da varíola dos macacos estão indo 12 vezes mais rápido

OMS: Casos de Covid aumentam no mundo

Segundo OMS, mais de 4,1 milhões de casos de Covid-19 foram registrados na última semana

Gabriel Mansur - 30/06/2022 12h48 | atualizado em 30/06/2022 16h03

Casos de Covid-19 aumentam no mundo na última semana Foto: Pixabay

Mais de 4,1 milhões de casos de Covid-19 foram registrados no mundo na última semana, o que representa um aumento de 18%. Os dados foram confirmados pela Organização Mundial de Saúde (OMS).

O maior aumento deu-se no Oriente Médio, que catalogou alta de 47%, seguido pela expansão de 32% na Europa e no Sudeste Asiático, além dos 14% nas Américas. Todos os números são de um relatório da OMS divulgado nesta quarta-feira (29).

Apesar do acréscimo de casos, o número mundial de mortes permaneceu relativamente igual ao da semana anterior, em cerca de 8.500 vítimas fatais no total. As mortes relacionadas à Covid-19 aumentaram no Oriente Médio, Sudeste Asiático e Américas, mas diminuíram na Oceania e Europa.

O diretor-geral da OMS, Tedros Adhanom Ghebreyesus, afirmou que os casos estão aumentando em 110 países, impulsionados principalmente pelas variantes ômicron BA.4 e BA.5, e que a pandemia está mudando, mas não acabou.

Tedros contou que, embora mais de 1,2 bilhão de vacinas Covid-19 tenham sido aplicadas globalmente, a taxa média de imunização nos países pobres é de cerca de 13%.

– Se os países ricos estão vacinando crianças a partir dos 6 meses de idade e planejando fazer novas rodadas de vacinação, é incompreensível sugerir que os países de baixa renda não devam vacinar e aumentar a proteção de suas populações mais vulneráveis – ressaltou.

De acordo com números compilados pela Oxfam e pela People’s Vaccine Alliance, menos da metade dos 2,1 bilhões das vacinas prometidas aos países mais pobres pelas grandes economias do Grupo das Sete foram entregues.

Leia também1 OMS sobre aborto: "Mulheres devem ter o direito de decidir"
2 Israel flexibiliza etapas para acesso ao aborto no país
3 Ministério da Saúde discute cartilha que diz que 'todo aborto é um crime'
4 Mutações da varíola dos macacos estão indo 12 vezes mais rápido

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Grupo
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.