Leia também:
X Bolsonaro diz a senadores da CPI da Covid: “Não encham o saco”

OMS aprova uso emergencial de vacina anticovid da Sinopharm

Vacina mostrou ter eficácia de até 79% na prevenção de casos graves de Covid-19

Pleno.News - 07/05/2021 15h18 | atualizado em 07/05/2021 15h19

Este é o sexto imunizante a ser liberado pela OMS Foto: Unsplash

A Organização Mundial da Saúde (OMS) aprovou nesta sexta-feira (7) o uso emergencial da vacina contra a Covid-19 desenvolvida pela farmacêutica chinesa Sinopharm, o sexto imunizante a ser liberado pela entidade, que constatou o cumprimento dos critérios de segurança, eficácia e segurança requeridos.

O grupo de especialistas que assessora a OMS em matéria de imunização revisou os dados científicos apresentados pelo produtor chinês e recomendou que o diretor-geral da entidade aprove o produto, uma nova ferramenta para frear a pandemia.

A vacina mostrou ter eficácia de até 79% na prevenção de casos graves de Covid-19 e dos sintomas associados à doença, disse em entrevista coletiva o presidente do grupo científico, Alejandro Cravioto.

Esta autorização permitirá que, para um acesso justo às vacinas, o consórcio Covax negocie com a Sinopharm para adquirir e distribuir doses entre os países que não têm acesso ao imunizante.

– A adição desta vacina tem o potencial de acelerar o acesso às vacinas por parte dos países que necessitam proteger seus trabalhadores da saúde e outros grupos de risco – comentou a diretora-geral adjunta da OMS para o Acesso a Produtos Sanitários, Mariângela Simão.

Grupos de especialistas realizaram para a OMS inspeções nas instalações onde esta vacina é fabricada na China, de modo a corroborar o cumprimento dos padrões de qualidade.

A vacina da Sinopharm requer duas doses e se baseia na tecnologia do vírus inativado, como a maioria das vacinas desenvolvidas até o momento, com exceção das de Pfizer e Moderna, que usam a tecnologia do RNA mensageiro.

Cravioto detalhou que, como nos demais casos, esta vacina é recomendada para maiores de 18 anos. Há pouca informação sobre o grupo de maiores de 60 anos porque um número relativamente baixo de pessoas dessa faixa etária participou dos ensaios clínicos.

No entanto, Cravioto disse que não há razão para pensar que esta vacina se comporta de forma diferente nos idosos e nas pessoas mais jovens.

Na próxima etapa, serão ampliados os estudos desta vacina em idosos, assim como em pessoas com doenças crônicas e mulheres grávidas.

O especialista e representante de outro grupo que assessora a OMS que também avaliou a vacina chinesa, Arnaud Didierlaurent, disse que depois de revisar os dados científicos disponíveis e ter visitado os locais de produção na China chegou à conclusão de que o benefício de utilizar esta vacina supera consideravelmente os eventuais riscos.

A vacina da Sinopharm é a primeira a ser autorizada pela OMS antes de outros órgãos reguladores de referência internacional, como os da União Europeia e dos Estados Unidos.

*EFE

Leia também1 Unesco: Quebra de patentes "pode salvar milhões de vidas"
2 G20 prevê "financiamento total" de compra de vacinas pela OMS
3 População do Haiti não acredita na vacina contra a Covid-19
4 Venezuela recebe do Unicef 50 congeladores para vacinas contra Covid
5 Covid: Brasil e Índia têm mais da metade dos casos globais

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.