Leia também:
X Nasce filho do médico que tentou alertar sobre Covid

“Nunca houve mudança sobre números”, diz Pazuello

Ministro interino da Saúde concedeu entrevista para a CNN onde falou sobre dados da Covid

Paulo Moura - 13/06/2020 15h19 | atualizado em 13/06/2020 16h27

Pazuello afirmou que o país não tem problema com aquisição de testes Foto: MS/Erasmo Salomão

Em entrevista exibida neste sábado (13), pela CNN Brasil, o ministro interino da Saúde, general Eduardo Pazuello, comentou sobre as recentes alterações na divulgação dos dados sobre a Covid-19 no Brasil. Durante a conversa, o general afirmou que nunca houve alteração no protocolo de dados, mas um aprofundamento deles.

– Nunca houve mudança de protocolo sobre números. Os dados apresentados puros, apenas somados, não davam a capacidade de leitura suficiente. Precisava aprofundar mais. Não apenas falar o número total, mas mostrar como se chegou ao número total – disse.

O ministro interino também explicou como vai funcionar a nova apresentação dos dados e ressaltou que a nova forma de divulgar os números deixará a curva da pandemia mais homogênea e clara.

– Vamos colocar também os óbitos nos dias em que aconteceram para que a curva fique mais homogênea, mais clara. O número não muda. Fica registrado. Não tem como mudar – declarou.

Por fim, ao ser questionado se havia uma dificuldade para obter os testes para detectar o vírus, o ministro afirmou que o país tem cerca de 10 milhões de testes, mas que deve definir na próxima semana uma política para fazer a distribuição deles.

– Não há dificuldade na compra de testes. Hoje têm 10 milhões de testes. Vão receber entre 10 milhões e 15 milhões nas próximas semanas. Terça-feira [16 de junho] vai ser apresentado para ele planejamento para testes. Não é apenas distribuir um milhão, mil testes para lá, para cá – completou.

Leia também1 Vacina da Rússia contra Covid inicia produção em setembro
2 "Não adianta falar mal do Bolsonaro", afirma Galisteu
3 Guedes diz que auxílio evitou "quebra-quebra" no Brasil
4 Governo do AM superfaturou compra de respiradores
5 32,5 mil presos já foram soltos por causa da pandemia

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.