Leia também:
X Covas estenderá quarentena até 1° de junho em São Paulo

Niterói terá multa para quem sair de casa sem necessidade

Medida estabelece cobrança de R$ 180 em caso de descumprimento

Paulo Moura - 08/05/2020 09h35

Prefeitura de Niterói vai multar moradores que saírem às ruas sem necessidade Foto: Reprodução

O chamado “lockdown”, isolamento feito de forma mais intensa para evitar que as pessoas saiam de casa e assim se aglomerem pelas ruas das cidades, começa a se espalhar pelo Brasil. E a cidade de Niterói, na Região Metropolitana do Rio de Janeiro, promete mexer no bolso de quem desobedecer as recomendações que visam conter a contaminação pela Covid-19.

Um decreto, aprovado pela Câmara Municipal da cidade, estabeleceu uma multa de R$ 180 a todas as pessoas que estiverem na rua, sem justificativa, a partir da próxima segunda-feira (11). A medida valerá, primeiramente, até o dia 15, mas poderá ser prorrogada por igual período.

– É vedado a qualquer indivíduo a permanência e o trânsito em vias, praias, equipamentos, locais e praças públicas, dentro do município de Niterói, a partir de 11 de maio até o dia 15 de maio de 2020, podendo ser prorrogado por igual período, em descompasso com as medidas temporárias de isolamento social estabelecidas pelo poder executivo municipal em razão da epidemia de Covid-19 – diz o documento.

O decreto estabelece que as exceções serão as pessoas que precisarem se deslocar para seus trabalhos, serviços de saúde, farmácias, compra de alimentos ou itens essenciais à subsistência, além da ida para estabelecimentos que seguirão autorizados a funcionar.

Para os moradores com empregos na cidade do Rio de Janeiro, será solicitada a carteira de trabalho para comprovar a informação e assim permitir o trânsito livre.

Segundo o prefeito de Niterói, Rodrigo Neves (PDT), as medidas foram tomadas “com base na ciência” e o objetivo é salvar o máximo de vidas com a determinação.

– A gente tem que tomar as medidas de maneira refletida, com base na ciência, na observação empírica, no estudo de caso das experiências internacionais que deram certo. O que nós vamos fazer é o que já estamos fazendo ao longo dessas semanas, no sentido de salvar as vidas, preservar o nosso sistema de saúde e permitir que a gente retome a atividade econômica o mais rápido possível – afirmou.

Leia também1 Wilson Witzel recua e não deve decretar lockdown no RJ
2 Coronavírus: O que significa lockdown e como funciona
3 Justiça nega pedido do MP para "lockdown" no Amazonas

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.