Leia também:
X Médicos defendem cloroquina contra Covid-19 nos EUA

Nitazoxanida: Qual a relação do vermífugo com a Covid?

Medicamento foi utilizado pelo presidente Jair Bolsonaro durante tratamento

Rafael Ramos - 28/07/2020 10h24

Nitazoxanida é popularmente conhecida como Annita Foto: Reprodução

Vermífugo utilizado pelo presidente Jair Bolsonaro durante o tratamento contra o novo coronavírus, a nitazoxanida é comercializada há mais de 15 anos. O medicamento é recomendado para casos de diarreias causadas por protozoários, como amebas – a conhecida barriga d’água – e giárdias. A droga também é utilizada contra doenças virais, como H1N1, Ebola e SARS-CoV-1.

Popularmente conhecida como Annita, a nitazoxanida deve ser administrada com alimentos, que garante uma melhor absorção do medicamento. Em abril, a Comissão Nacional de Ética em Pesquisa (Conep), órgão do Ministério da Saúde, emitiu um parecer favorável ao desenvolvimento de uma pesquisa com o fármaco.

Testes in vitro realizados no laboratório do Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais (CNPEM) mostraram uma eficácia de 94% contra células infectadas com o novo coronavírus. Por isso, o Pleno.News ajuda a esclarecer suas dúvidas sobre esse e outros medicamentos utilizados no combate à Covid-19.

O que é a nitazoxanida?

É um antiparasitário aprovado pela Anvisa apenas para tratamento de gastroenterites virais provocadas por rotavírus ou norovírus. Ele também atua contra vermes e protozoários, como helmintos, amebas e giárdias. A Annita inibe a capacidade do vírus em se replicar e atua entre duas a quatro horas após ser administrado. O remédio também está sendo testado no tratamento da hepatite C.

Qual a utilidade da nitazoxanida no tratamento contra a Covid-19?

Experimentos realizados em laboratório mostraram que a nitazoxanida consegue inibir o vírus SARS-CoV-1, considerado o “parente mais próximo” do SARS-CoV-2, responsável pela Covid-19. Há indícios de uma atividade importante até contra o ebola e o vírus influenza.

De acordo com os especialistas, diante de uma infecção viral, o organismo libera uma molécula chamada interferon, que age na defesa do corpo humano. Entretanto, alguns vírus conseguem burlar essa imunidade e o corpo não produz interferon como deveria e o patógeno avança sobre as células humanas.

Como a nitazoxanida tem um efeito tóxico contra os vírus, fazendo com ele se replique em menos quantidade, especula-se que ele consiga ter ação semelhante em pacientes infectados com o coronavírus, que desencadeia uma reação inflamatória fora de proporção que pode complicar a situação para os pulmões e outros órgãos.

Em quais outras situações a nitazoxanida pode ser utilizada?

O fármaco pode ser usado contra infecções causadas por rotavírus e norovírus e por protozoários, como helmintos, amebas, giárdias e outros parasitas das espécies Cryptosporidium parvum, Blastocistis hominis, Balantidium coli e Isospora belli.

E quais são as contraindicações da nitazoxanida?

O medicamento não é recomendado a pessoas com doenças hepáticas ou renais ou que tenham hipersensibilidade a qualquer um dos componentes da fórmula.

A nitazoxanida possui algum efeito colateral?

A Annita pode causar dores abdominais, diarreia, náusea, vômito, dor de cabeça, reação alérgica, aumento dos níveis sanguíneos de transaminase glutâmica pirúvica, anemia, aumento do apetite, aumento da creatinina no sangue, hiperidrose, tontura, coloração amarelo claro no olho, febre, flatulência, hipertensão, prurido, rinite, aumento das glândulas salivares, taquicardia e coloração amarelada ou amarelo-esverdeada da urina ou esperma.

*O Pleno.News alerta que esta matéria tem o objetivo único e exclusivo de informar sobre os medicamentos em teste. Até o momento, nenhum fármaco se mostrou comprovadamente eficaz contra a Covid-19. Em caso de sintomas da doença, procure um médico.

Leia também1 Hidroxicloroquina: O remédio que ganhou "fama" e polêmica
2 Ivermectina: O que esperar da "nova hidroxicloroquina" ?
3 Azitromicina: O que é e para que serve o medicamento?
4 Médicos defendem cloroquina contra Covid-19 nos EUA
5 Vacina chinesa contra Covid será distribuída em janeiro

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.