Leia também:
X Em crise, Latam terá que demitir 2.700 funcionários

Yamaguchi fala de pesquisas contra cloroquina: ‘Escândalo’

Irmã de Nise Yamaguchi apontou para problemas causados por pesquisas contra o medicamento

Camille Dornelles - 02/08/2020 15h11 | atualizado em 02/08/2020 15h18

Naomi Yamaguchi fala sobre briga da cloroquina Foto: Reprodução

Em uma entrevista live neste sábado (1º), a administradora Naomi Yamaguchi, irmã da médica Nise Yamaguchi, falou sobre o efeito da suspensão do uso da hidroxicloroquina no combate ao coronavírus.

Ao programa Repórter Saúde, de Fernando Beteti, ela relembrou uma pesquisa publicada na revista científica The Lancet, que atestou ineficácia do medicamento.

O estudo foi publicado no dia 22 de maio e foi o maior realizado até então, com 96 mil pacientes. Além de afirmar que o coronavírus não era combatido, ainda relacionou a cloroquina e a hidroxicloroquina com arritmias cardíacas. Por isso, seu resultado foi recebido como uma grande evidência dos riscos do remédio pela Organização Mundial da Saúde (OMS).

Na entrevista, Naomi relembra também que, por causa desse e de outros dois estudos semelhantes, a Suíça suspendeu por duas semanas as prescrições da hidroxicloroquina.

A retomada do tratamento só ocorreu quando o grupo de cientistas autores da pesquisa do The Lancet foi a público pedir uma retratação. Eles revelaram que os resultados não eram confiáveis porque não podiam garantir a veracidade dos dados utilizados.

– Essas três pesquisas, do Lancet, do British Medical Journal e do Amazonas, serão lembradas como o maior escândalo científico de ética profissional da história da humanidade – atestou Naomi.

EFICÁCIA DA CLOROQUINA
A irmã de Nise também revelou, durante a entrevista, o resultado dos efeitos sentidos na Suíça. Segundo ela, que se embasou em dados do jornal francês Journal de François, a taxa de mortalidade da Suíça subiu de 3% para 11,5% nessas duas semanas em que não se usou a hidroxicloroquina. Quando o tratamento foi retomado, a taxa retrocedeu para 3%.

– Então hoje nós tivemos a prova de que a diferença no combate ao coronavírus é a hidroxicloroquina – declarou.

Naomi Yamaguchi é política brasileira, filiada ao PSL e

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.