Leia também:
X OMS desaconselha aplicação mista de vacinas contra a Covid

Não há dados suficientes para recomendar 3ª dose, diz OMS

Representantes da entidade afirmaram que não faz sentido gastar doses disponíveis com o chamado "booster"

Paulo Moura - 12/07/2021 14h31 | atualizado em 12/07/2021 14h48

OMS afirmou que 3ª dose das vacinas está descartada por enquanto Foto: EFE/Carlos Ortega

A coordenadora do Programa Expandido de Imunizações do Departamento de Imunização, Vacinas e Biológicos da Organização Mundial de Saúde (OMS), Ann Lindstrand, disse nesta segunda-feira (12) que não há evidências científicas suficientes para recomendar a terceira dose da vacina contra a Covid-19, conhecida como “booster” do imunizante.

– As vacinas apresentam uma baixa na eficácia com o passar dos meses, mas isso acontece com vários imunizantes. Como propomos nas nossas recomendações, o esquema vacinal com duas doses dos imunizantes aprovados traz uma proteção boa e suficiente – afirma Lindstrand.

A cientista-chefe da entidade, Soumya Swaminathan, declarou que é possível que uma outra dose seja necessária no futuro, mas que, agora, com um pouco mais de seis meses após o começo da vacinação, ainda não faz sentido gastar os poucos imunizantes disponíveis. A mistura de vacinas, com uma dose de cada fabricante, também não é recomendada pela OMS.

O diretor-geral da entidade, Tedros Adhanom Ghebreyesus, pediu que os fabricantes de imunizantes compartilhem o conhecimento para permitir que as vacinas sejam produzidas em mais países e a quantidade de doses disponíveis aumente o mais rápido possível. Como exemplo, o gestor citou a AstraZeneca, que fechou contratos de transferência de tecnologia com vários países.

– O mundo inteiro está cansado, e é uma situação realmente decepcionante; não faz sentido. Precisamos compartilhar as vacinas. E, quando eu falo compartilhar, não é dar de graça. Muitos países têm dinheiro para comprar, mas não há doses disponíveis no mercado. É um problema de produção, e o mundo tem como resolver isso. O que não temos é uma liderança global – completou Tedros.

Leia também1 Faixa ‘Deus abençoe abortos’ é pendurada em estátua de Cristo
2 Cientistas testam vacina contra HIV; estudo é o mais promissor em décadas
3 Pacientes com Covid-19 morrem após queda de energia em UTI
4 OMS diz que variante Delta será dominante em todo o planeta
5 'Crime de responsabilidade cada vez fica mais claro', diz Aziz

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.