Leia também:
X Coronavírus: Pandemia asfixia sistema de saúde em Cuba

Mortes de idosos com duas doses da vacina da Covid sobem no RJ

Técnicos estão avaliando se as mortes estariam ocorrendo devido à redução da imunidade provocada pelo tempo

Paulo Moura - 23/08/2021 10h29 | atualizado em 23/08/2021 10h59

Rio registrou aumento do número de mortes de idosos já vacinados com as duas doses Foto: MS/Myke Sena

Um estudo realizado pela Secretaria Estadual de Saúde do Rio de Janeiro apontou que houve aumento na quantidade de morte de idosos que já receberam as duas doses da vacina contra a Covid-19. De acordo com a pasta, os dados foram referentes a mortes de idosos com esquema vacinal completo na semana entre 30 de maio e 5 de junho de 2021.

Dados de um gráfico divulgado pela secretaria, com base em dados do sistema da Subsecretaria de Vigilância em Saúde, apontam que, a partir da semana avaliada, a quantidade de mortes de quem já tomou as duas doses da vacina fica maior do que o número de pessoas com apenas a primeira dose.

Segundo a secretaria, os técnicos estão avaliando se as mortes estariam ocorrendo devido à redução da imunidade provocada pelo tempo, já que os idosos foram os primeiros a serem vacinados; por isso, está sendo avaliada a necessidade de se aplicar uma terceira dose na população nessa faixa etária. O tipo de imunizante não foi relevante no resultado da análise.

Em nota, a secretaria defendeu que as vacinas são “seguras e eficazes” e afirmou que pessoas na faixa etária mais avançada “apresentam mais comorbidades e condições de saúde mais fragilizadas devido à imunossenescência, deterioração natural do sistema imunológico provocada pelo envelhecimento”.

– As vacinas aplicadas no Brasil são seguras e eficazes. Reflexo disso é que houve uma redução de 65% nos óbitos de pessoas com mais de 70 anos, quando comparados os meses de janeiro e julho deste ano. Em janeiro, foram 2.440 óbitos e, em julho, 849 – disse a pasta.

Leia também1 Coronel afastado é convocado a prestar esclarecimentos em SP
2 Talibã ameaça reagir se EUA não retirarem tropas até 31 de agosto
3 Doria afasta coronel da PM que defendeu atos do próximo dia 7
4 Após protestos, escola apagará pintura sobre Marielle em muro
5 Sérgio Reis afirma que errou em áudio e que aceita até ser preso

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Grupo
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.