Leia também:
X Saúde não prevê vacinar toda a população contra Covid em 2021

Moderna anuncia que pedirá uso emergencial de vacina nos EUA

Empresa também vai solicitar uso do imunizante na Europa

Pleno.News - 30/11/2020 10h21

Vacina da Moderna alcançou 94% de eficácia Foto: Agência Brasília/André Borges

A farmacêutica americana Moderna anunciou que pedirá nesta segunda-feira (30), uma autorização para uso emergencial de sua vacina para a Covid-19 nos Estados Unidos e na Europa. De acordo com a empresa, o imunizante se mostrou 94,1% eficaz nos resultados finais da fase 3 dos testes clínicos.

No dia 16 de novembro, a Moderna já havia anunciado os resultados preliminares dos estudos, com eficácia de 94,5%. O estudo da farmacêutica envolveu 30 mil participantes, dos quais 196 indivíduos desenvolveram o coronavírus com sintomas, de acordo com a companhia. Destes, 185 haviam tomado placebo, enquanto 11 haviam recebido a vacina.

Segundo a Moderna, o imunizante também aparentou ser seguro, ainda que alguns participantes tenham experimentado dores de cabeça e outras reação leves a moderadas.

– Acreditamos que nossa vacina fornecerá uma ferramenta nova e poderosa que pode mudar o curso desta pandemia e ajudar a prevenir doenças graves, hospitalizações e mortes – disse o CEO da Moderna, Stéphane Bancel.

– Vamos solicitar hoje uma autorização de uso de emergência da FDA e continuar avançando com as revisões contínuas que já foram iniciadas com várias agências regulatórias em todo o mundo – acrescentou Bancel, fazendo referência à Administração de Alimentos e Medicamentos (FDA, na sigla em inglês) dos Estados Unidos.

A farmacêutica também apresentará nesta segunda-feira um pedido de uso emergencial da vacina à Agência Europeia de Medicamentos (EMA, na sigla em inglês).

*Estadão

Leia também1 Em SP, Doria aproveita vitória de Covas e alfineta Bolsonaro
2 Saúde não prevê vacinar toda a população contra Covid em 2021
3 Argentina: Alberto Fernández anuncia fim da quarentena
4 Covid: United Airlines começa a transportar vacinas da Pfizer
5 Bolsonaro diz que não irá tomar vacina: "É um direito meu!"

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.