Leia também:
X Damares alerta para violações de direitos no combate à pandemia

Ministro anuncia mais vacinas brasileiras contra a Covid-19

Marcos Pontes informou que pediu aval para testes de imunizante à Anvisa

Henrique Gimenes - 26/03/2021 16h18 | atualizado em 26/03/2021 16h24

Ministro Marcos Pontes anunciou mais vacinas brasileiras contra a Covid-19 Foto: MCTIC

Nesta sexta-feira (26), o ministro de Ciência e Tecnologia, Marcos Pontes, anunciou que a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) recebeu o pedido de autorização de testes com voluntários de uma vacina contra a Covid-19. De acordo com ele, o imunizante é desenvolvido pela Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto e se chama Versamune®️-CoV-2FC.

A declaração ocorre horas após o governador de São Paulo, João Doria, anunciar que o Instituto Butantan irá solicitar à Anvisa a autorização de testes com sua vacina, a Butanvac.

Pontes afirmou que a solicitação de testes da vacina foi pedida nesta quinta-feira (25) e negou qualquer relação com o imunizante desenvolvido pelo Butantan.

– Do meu ponto de vista deve ter sido um coincidência que ele [Dória] apresentou em SP, o que é bom para o país. A gente precisa ter várias vacinas nacionais. É importante – apontou.

De acordo com o governo, a pesquisa é coordenada por Célio Lopes Silva, pesquisador da Faculdade de Ciências Médicas da USP de Ribeirão Preto, em parceria com a empresa brasileira Farmacore Biotecnologia e a PDS Biotechnology Corporation.

Em nota, o Ministério da Ciência e Tecnologia informou que “os resultados dos estudos não-clínicos (toxicidade e imunogenicidade) obtidos até o momento demonstram qualidade e competitividade para ser um sucesso nacional e global no controle da Covid-19”.

Além disso, a Pasta apontou que “a vacina demonstrou capacidade de ativar todo o sistema imunológico – imunidade humoral, celular e inata, induzir memória imunológica e proteção de longo prazo”.

O ministro também explicou que o governo federal havia investido em 15 protocolos de pesquisa de um imunizante contra a Covid-19 e apontou que três deles já foram para a fase de testes.

– Três dessas vacinas avançaram nos pré-testes e agora elas estão entrando na fase dos testes clinicos. (…) Uma dessas vacinas já tem o protocolo registrado na Anvisa para testes clínicos – destacou.

Leia também1 Wizard vai a Queiroga conversar sobre vacinas para setor privado
2 Aécio passa por cima de Araújo e abre diálogo com a China
3 Guedes cancela evento com grupo ligado à vacinação ilegal
4 O que se sabe sobre a Butanvac, vacina brasileira contra a Covid
5 MG: Vacinas apreendidas serão enviadas ao Ministério da Saúde

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.