Leia também:
X Equipe de Lula impõe revista rigorosa a jornalistas

Ministra: Covid não acabou e vacinação segue fundamental

Nísia Trindade fará pronunciamento, em cadeia nacional de rádio e televisão, neste domingo

Pleno.News - 07/05/2023 10h35 | atualizado em 08/05/2023 11h51

Nísia Trindade Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil

A ministra da Saúde, Nísia Trindade, fará um pronunciamento, em cadeia nacional de rádio e televisão, na noite deste domingo (7). A mensagem, que deve ir ao ar por volta das 20h, vai destacar a declaração da Organização Mundial de Saúde (OMS), que decretou o fim da Emergência de Saúde Pública de Importância Internacional em relação à Covid-19.

Segundo a assessoria da ministra, a ideia é que ela ressalte que a Covid-19 ainda não acabou e que a vacinação continua fundamental.

Após mais de três anos, a OMS declarou, na última sexta-feira (5), que a Covid-19 não configura mais emergência em saúde pública de importância internacional. De acordo com a entidade, o vírus se classifica agora como um “problema de saúde estabelecido e contínuo”.

– É uma grande vitória para a sociedade, possível graças à ciência e à vacinação, orientadas para o acesso à saúde. Ao mesmo tempo, o anúncio não significa o fim da circulação do vírus, mas uma mudança de abordagem. Ainda temos que ter cuidados, inclusive nos vacinando contra a Covid-19, o que em muitos países passou a compor o calendário anual, a exemplo da vacinação contra a influenza – escreveu a ministra, nas redes sociais.

Em todo o mundo, a pandemia levou à morte mais de 7 milhões de pessoas, número que pode estar subestimado. Somente no Brasil, o número de vidas perdidas ultrapassou 700 mil.

*Agência Brasil

Leia também1 Marina Silva testa positivo para Covid e é internada em SP
2 OMS decreta fim da emergência internacional da Covid-19
3 Governo Lula ataca Bolsonaro com o Zé Gotinha: "Vai viajar?"
4 PF terá que ouvir profissionais que teriam vacinado Bolsonaro
5 Michelle Bolsonaro posta foto de seu cartão de vacinação

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.