Leia também:
X OMS chama nova variante do coronavírus de Ômicron

Ministério da Saúde emite ‘alerta de risco’ para a nova variante

Pasta enviou comunicado a todas as secretarias estaduais

Pleno.News - 26/11/2021 16h53 | atualizado em 26/11/2021 17h23

Equipe do Ministério da Saúde, capitaneada por Marcelo Queiroga Foto: Walterson Rosa/Ministério da Saúde

O Ministério da Saúde emitiu nesta sexta-feira (26) uma “comunicação de risco” sobre a nova variante do coronavírus, identificada como B.1.1.529, na África do Sul.

No alerta, a pasta afirma que a vacinação “provavelmente” contribuirá na resposta à doença. Também destaca que medidas como o uso de máscara, o distanciamento social e o isolamento de casos suspeitos são “essenciais” e aponta que, até agora, nenhum caso dessa variante foi identificado no Brasil.

A “comunicação de risco” é um documento produzido pelo Ministério da Saúde para “apoiar na divulgação rápida e eficaz” de dados que ajudem na “tomada de medidas de proteção e controle em situações de emergência em saúde pública”.

– Estar vigilante é fundamental – aponta o documento de 12 páginas.

A Saúde já fez reuniões multidisciplinares, com servidores de diferentes secretarias, como a Secretaria de Vigilância em Saúde (SVS) e a Secretaria Extraordinária de Enfrentamento à Covid (Secovid), para tratar da nova variante. A previsão é de que as equipes continuem discutindo a extensão do que está ocorrendo na África do Sul e os impactos em outros países, incluindo o Brasil, durante o fim de semana.

A avaliação da Saúde, no comunicado, é de que “a vacinação irá provavelmente contribuir para a resposta” e “as medidas não farmacológicas continuam sendo essenciais até que as vacinas estejam disponíveis em número suficiente e demonstrem ter um efeito atenuante”.

O número de pessoas vacinadas com ao menos uma dose de imunizante contra a Covid-19 no Brasil, até esta quinta-feira (25), chegou a 158.447 349, o equivalente a 74,28% da população. Um total de 52 mil pessoas receberam a primeira aplicação da vacina, de acordo com dados reunidos pelo consórcio de veículos de imprensa junto a secretarias de 26 estados e do Distrito Federal.

Entre os mais de 158 milhões de vacinados, 131,64 milhões estão com a imunização completa contra o coronavírus, o que representa 61,72% da população total. Em 24 horas, 1,27 milhão de pessoas receberam a segunda dose e outras 23,1 mil receberam um imunizante de aplicação única.

As diretrizes de prevenção e controle para a B.1.1.529 continuam as mesmas já apontadas pela própria Saúde, segundo o documento. Os procedimentos devem ser seguidos “de forma integrada, a fim de controlar a transmissão da covid-19 e suas variantes, permitindo também a retomada gradual das atividades desenvolvidas pelos vários setores e o retorno seguro do convívio social”.

– Entre as medidas indicadas pelo MS, estão as não farmacológicas, como distanciamento social, etiqueta respiratória e higienização das mãos, uso de máscaras, limpeza e desinfeção de ambientes e isolamento de casos suspeitos e confirmados, conforme orientações médicas – informa o comunicado.

O documento da Saúde também destaca as ações que devem ser tomadas pelos profissionais de saúde na identificação de qualquer nova variante, incluindo a B.1.1.529. A notificação deve ser “imediata” à vigilância epidemiológica local.

Segundo o Ministério da Saúde a investigação de casos de novas variantes deve seguir um passo a passo, o que inclui o monitoramento de viajantes com sinais e sintomas declarados por pelo menos 14 dias e de viajantes assintomáticos pelo menos por 7 dias.

NOVA VARIANTE
A comunicação do Ministério da Saúde afirma que a pasta sul-africana emitiu um alerta nesta quinta-feira (25) sobre a nova variante. A B.1 1.529 foi identificada em 23 de novembro em amostras coletadas entre 12 e 20 do mesmo mês, na província de Gauteng, de acordo com o documento da Saúde brasileira.

– O expressivo aumento de casos entre as Semanas Epidemiológicas de 44 a 46 em Tshwane, detectados por PCR, identificou nova variante, com mais de 30 mutações na proteína S, a partir do sequenciamento completo. Houve aumento de casos em várias províncias do país – destaca trecho do relatório do Ministério da Saúde.

Existem 66 [casos] isolados registrados, distribuídos assim: 58 [na] África/Gauteng; 6 [na] África/Botswana; 2 [na] Ásia/Hong Kong.

Os dados do Ministério da Saúde da África do Sul apresentam, até o momento, 77 casos localizados na província da Gauteng, mas acredita-se que mais casos possam existir nas demais províncias, devido ao aumento de casos exponencialmente.

*AE

Leia também1 OMS chama nova variante do coronavírus de Ômicron
2 Variante do Sul da África é a mais preocupante, diz médica britânica
3 Deputado quer proibir realização do Carnaval no país inteiro
4 Com apoio da Havan, evento exalta profissionais da saúde
5 Governo deve fechar fronteiras aéreas com 6 países da África

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.