Leia também:
X Anvisa alerta para riscos do uso do paracetamol após vacina

Ministério autoriza vacinação de pessoas acima de 18 anos

Imunização será paralela a de grupos prioritários

Monique Mello - 28/05/2021 17h56 | atualizado em 28/05/2021 17h57

Estados e municípios estão permitidos a vacinar cidadãos de 18 a 59 anos Foto: Reprodução

O Ministério da Saúde autorizou o início da vacinação contra a Covid-19 para adultos, de 18 a 59 anos, de grupos não prioritários no Brasil. A autorização foi divulgada em nota técnica nesta sexta-feira (28).

De acordo com a nota, estados e municípios terão permissão para vacinar a população geral de 18 a 59 anos, por ordem decrescente de idade. A aplicação de imunizantes para grupos prioritários, entretanto, deve ser mantida. Ou seja, a imunização dos grupos não prioritários no Brasil ocorrerá simultaneamente à vacinação dos prioritários, após os professores, que serão os primeiros da fila.

A decisão foi tomada na noite de quinta-feira (27), durante reunião da Comissão Intergestores Tripartite (CIT). A CIT conta com a participação de representantes do Ministério da Saúde, do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass) e do Conselho Nacional de Secretários Municipais de Saúde (Conasems).

Alguns municípios têm enfrentado baixa demanda de vacinação de grupos prioritários. Diante disso, foi decidido que essas cidades podem vacinar a população geral, por ordem decrescente de idade. No entanto, deve ser garantida a imunização de grupos de risco e controle do estoque de vacinas disponíveis.

– Esse grupo poderá começar a ser imunizado, de maneira escalonada e por faixas etárias decrescentes, desde que a vacinação dos grupos prioritários restantes seja mantida e cumprida, de acordo com a ordem estabelecida pelo PNO – informou a pasta.

 

 

Leia também1 Anvisa alerta para riscos do uso do paracetamol após vacina
2 Covid: CoronaVac reduz em 97% a mortalidade no Uruguai
3 Anvisa autoriza armazenamento da Pfizer em geladeira comum
4 Dimas Covas diz que 3ª dose será necessária para todas as vacinas
5 Covid-19: Austrália confirma 15 casos da variante indiana

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.