Leia também:
X Cura! Recuperados da Covid chegam a 3 milhões no mundo

Ministério da Saúde voltará a publicar dados totais da Covid

Pasta federal anunciou que retomada da divulgação dos números deve acontecer nesta terça

Paulo Moura - 09/06/2020 08h07 | atualizado em 09/06/2020 09h04

Governo vai retomar divulgação de total de dados da Covid Foto: Reprodução

O Ministério da Saúde anunciou na segunda-feira (8) que vai manter disponíveis os números acumulados de mortes e de casos confirmados da Covid-19. No entanto, a pasta também confirmou que vai promover uma mudança na divulgação, dando destaque para os dados efetivamente registrados nas últimas 24 horas.

A pasta informou que vai adotar o modelo de divulgação com dados com base na data de ocorrência dos óbitos -e não pela data de notificação, como vinha acontecendo desde o início da pandemia.

O Ministério da Saúde divulgou os dados referentes a essa segunda-feira (8), antes do início da entrevista coletiva no Palácio do Planalto. Os dados surgiram em uma tela, enquanto a equipe técnica realizava testes. A pasta depois confirmou os dados.

Foram registrados 679 novas mortes e 15.654 casos confirmados da Covid, nas últimas 24 horas. Os dados já estão disponíveis no portal do Ministério com informações do novo coronavírus.

Outra mudança é a volta do horário de divulgação dos números, às 18h. Os secretários da pasta afirmam que chegaram a um acordo com os estados, que vão fornecer as informações até às 16h, possibilitando que elas sejam analisadas e contabilizadas.

Caso um estado não envie suas informações até o horário estabelecido, a nova plataforma será publicada sem essas informações. Essas serão incluídas posteriormente.

O novo formato de divulgação estará disponível em uma plataforma interativa na internet. O secretário-executivo do Ministério da Saúde, Élcio Franco, informou que a plataforma pode estar disponível a partir desta terça-feira (9).

Nesta terça-feira (9), haverá uma reunião do ministério com os secretários de Saúde estaduais para discutir os últimos detalhes para o lançamento da plataforma.

*Folhapress

Leia também1 Cadastro para o auxílio já pode ser feito nos Correios
2 Transmissão de Covid-19 por pacientes sem sintomas é rara
3 Bolsa Família vai virar 'Renda Brasil' e incluir informais
4 OMS confia em 'transparência' de dados da Covid-19 no Brasil
5 Covid-19: França vê melhora de pacientes em estado grave

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.