Leia também:
X Diego Alves, do Flamengo, testa positivo para Covid-19

Covid: Médico é denunciado por defender cloroquina

Francês Didier Raoult é referência no tratamento com o medicamento

Gabriela Doria - 04/09/2020 12h54 | atualizado em 04/09/2020 13h37

Didier Raoult foi denunciado por promover a hidroxicloroquina contra a Covid-19 Foto: Reprodução

O médico francês Dider Raoult, referência mundial em tratamento da Covid-19 com hidroxicloroquina, foi denunciado pela Sociedade de Patologia Infecciosa de Língua Francesa (SPILF) por “promoção indevida do medicamento”.

O jornal Le Figaro relatou que a SPILF condena Raoult por fazer campanha pela hidroxicloroquina “sem que a ciência tenha estabelecido claramente nenhum dado preciso a respeito, o que supõe uma infração das recomendações das autoridades de saúde”.

– Confirmamos que houve uma denúncia ao conselho departamental das Bocas do Ródano do Colégio de Médicos, mas a SPILF não quer se manifestar sobre o assunto enquanto durar o caso – disse o porta-voz da SPILF.

A publicação francesa também revelou um trecho da denúncia feita em julho: “Nos perguntamos se sua postura tão contundente (…) não contribuiu para prejudicar a mensagem de prevenção na saúde pública”.

Apesar de não haver comprovação científica e nem consenso na comunidade médica, a hidroxicloroquina tem sido defendida por profissionais da saúde ao redor do mundo e líderes como o presidente Donald Trump e Jair Bolsonaro.

A partir desse momento, a denúncia tentará ser resolvida através de uma conciliação entre as partes. Caso não haja acordo, um conselho disciplinar irá deliberar sobre a situação do médico, em um processo que pode durar meses.

Instituto Mediterrâneo de Infecções de Marselha, dirigido por Raoult, ainda não se manifestou.

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.