Leia também:
X Altas superam internações por Covid-19 pela 1ª vez na Bélgica

MEC autoriza antecipação de formaturas de áreas da saúde

Alunos que estiverem no último período poderão concluir o curso para atuar no combate à Covid-19

Paulo Moura - 06/04/2020 08h08 | atualizado em 06/04/2020 08h23

Alunos das áreas de saúde poderão ter a formatura adiantada Foto: Pixabay

Uma portaria publicada pelo Ministério da Educação no Diário Oficial da União (DOU) desta segunda-feira (6), autoriza a antecipação das colações de grau dos alunos de áreas da saúde para atuação nas ações de combate à pandemia da Covid-19. A medida vale para os cursos de Medicina, Enfermagem, Farmácia e Fisioterapia.

De acordo com o documento, a regra é válida para os estudantes que estiverem no último período. Para que possam ter direito ao adiantamento da formatura, os alunos precisam ter completado ao menos 75% da carga horária prevista para o período de internato médico ou estágio supervisionado e deverão atuar exclusivamente no combate ao coronavírus.

A portaria ainda estabelece que as horas dedicadas pelos profissionais, na contenção da pandemia, serão computadas pelas instituições de ensino na complementação das horas de estágio curricular obrigatório, necessárias para obtenção do registro profissional definitivo.

Outro benefício para os candidatos que atuarem no combate à pandemia será a bonificação, por uma única vez, com acréscimo de 10% na nota final, no processo de seleção pública para programas de residência em que eles forem inscritos.

Assinada pelo ministro Abraham Weintraub, a medida estabelece que tanto os registros provisórios para atuação quanto a seleção e alocação dos novos profissionais no trabalho de contenção à pandemia, ficarão a cargo do Ministério da Saúde.

Leia também1 Altas superam internações por Covid-19 pela 1ª vez na Bélgica
2 Covid-19: Teste rápido estará disponível em farmácias
3 Em raro discurso, Elizabeth II diz que 'dias melhores virão'

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.