Leia também:
X Empresas se comprometem em fornecer 30 milhões de seringas

Laboratórios da Índia asseguram o fornecimento de vacinas

Fabricante havia dito que o país não permitiria a exportação dos imunizantes

Pleno.News - 05/01/2021 10h37 | atualizado em 05/01/2021 11h03

Vacina de Oxford teve bom resultado em 2ª fase de testes
Fiocruz planeja a importação de 2 milhões de doses da vacina AstraZeneca no Brasil Foto: Reprodução

Os laboratórios Serum Institute e Bharat Biotech, da Índia, emitiram nota conjunta na manhã desta terça-feira (5), assegurando o fornecimento global de vacinas contra a Covid-19 produzidas no país.

O comunicado vem após o CEO do Instituto Serum, Adar Poonawalla, afirmar, no último domingo (3), que não haveria permissão do governo local para a exportação dos imunizantes. A fala suscitou preocupações no Brasil, já que a vacina desenvolvida pela AstraZeneca em parceria com Universidade de Oxford, principal aposta do Ministério da Saúde para imunização dos brasileiros, é fabricada em solo indiano.

– As duas companhias comunicam a intenção conjunta de desenvolver a produção e [o] fornecimento de vacinas contra a Covid-19 para a Índia e o mundo. Vacinas são um bem de saúde pública global e têm o poder de salvar vidas e [de] acelerar o retorno da economia à normalidade o mais cedo possível – diz a nota. Não há citação específica, contudo, ao imunizante da AstraZeneca e da Oxford.

Responsável pela polêmica, Poonawalla compartilhou o comunicado dos laboratórios em seu Twitter e chamou o suposto veto à exportação das vacinas de “falha de comunicação”.

– As exportações de vacinas são permitidas a todos os países. […] Estamos todos unidos na luta contra esta pandemia – publicou.

A possibilidade de veto à exportação por parte do governo indiano preocupou a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), que articula a importação de 2 milhões de doses prontas do imunizante. O Itamaraty chegou a ser acionado para tentar reverter a situação junto a Nova Délhi.

*Estadão

Leia também1 Clínicas particulares brasileiras miram em vacina indiana
2 'Incrivelmente preocupado', diz ministro sobre mutação da covid
3 Bolsonaro: "Vacina emergencial não obrigatória está a caminho"
4 Empresas se comprometem em fornecer 30 milhões de seringas
5 São Paulo confirma dois casos de nova variante da Covid-19

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.