Leia também:
X Repórter descobre câncer após alerta de telespectadora

Ivermectina: O que esperar da “nova hidroxicloroquina” ?

Medicamento é uma das esperanças para quem tem Covid-19

Gabriela Doria - 25/07/2020 22h33 | atualizado em 25/07/2020 23h59

Ivermectina é uma das drogas em teste contra a Covid-19 Foto: Reprodução

Famoso por circular nas redes sociais como possível droga contra o novo coronavírus, o vermífugo ivermectina está entre as cinco combinações de fármacos mais testados no mundo em pacientes acometidos por Covid-19. Ainda sem resultados conclusivos, a droga se mostra atraente para aqueles que pensam em se prevenir sem correr riscos de efeitos colaterais mais sérios, como no caso da hidroxicloroquina. Recentemente, a droga passou a ter receita médica controlada, como forma de evitar a venda indiscriminada do medicamento.

Por isso, o Pleno.News separou algumas informações que serão úteis para quem tem dúvidas sobre como funciona o fármaco.

O que é a ivermectina?
A ivermectina é um antiparasitário usado desde a década de 1980 contra diversas classes de vermes e parasitas. Considerado um fármaco muito seguro, a droga é largamente usada contra piolhos, sarna, elefantíase e lombriga, entre outros.

Qual a utilidade da ivermectina no tratamento contra a Covid-19?
A ivermectina atua no sistema nervoso central de vermes e parasitas, provocando a paralisação deles. Em testes in vitro, ou seja, no laboratório, mostrou-se eficaz também como antiviral, função necessária para combater o coronavírus. Segundo os estudos, houve uma redução de até 93% da carga viral em células com Covid-19 após 24 horas. De maneira geral, a droga inibiu a reprodução das células prejudiciais do coronavírus.

Ainda assim, tratam-se de resultados em laboratório e que ainda precisam ser testados e confirmados em humanos, que é a última e principal fase para se comprovar a eficácia do medicamento.

Quais as contraindicações da ivermectina?
Este fármaco é contraindicado em pessoas que possuam alergia à ivermectina ou a algum de seus componentes, que podem ser consultados na bula.

Além disso, o medicamento não é indicado para pacientes portadores de meningite ou de outras afecções do Sistema Nervoso Central que possam afetar a barreira hematoencefálica. Pessoas que têm o sistema de defesa do organismo mais frágil também devem evitar o remédio.

Quais os efeitos colaterais?
– Diarreia
– Náusea
– Dor abdominal
– Falta de apetite
– Constipação
– Vômito
– Tontura
– Sonolência
– Vertigem
– Tremor
– Febre
– Coceira
– Lesões de pele
– Urticária

*O Pleno.News alerta que esta matéria tem o objetivo único e exclusivo de informar sobre os medicamentos em teste. Até o momento, nenhum fármaco se mostrou comprovadamente eficaz contra a Covid-19. Em caso de sintomas da doença, procure um médico.

Leia também1 Azitromicina: O que é e para que serve o medicamento?
2 Repórter curou Covid-19 com ivermectina: "Não vou esperar estudos"
3 Cidade distribui ivermectina no combate à Covid-19
4 Anvisa passa a exigir retenção de receita para ivermectina
5 Unimed distribui 'Kit Covid' com cloroquina e ivermectina

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.