Leia também:
X BRT para serviço durante a madrugada e fecha estações

Governo vai ampliar testes de Covid-19 para 22,9 milhões

Primeira leva de exames é esperada ainda no mês de março

Pleno.News - 24/03/2020 13h35

Governo vai ampliar quantidade de testes para coronavírus Foto: EFE/Salvatore di Nolfi

Diante do avanço do coronavírus no país, o Ministério da Saúde irá ampliar para 22,9 milhões o total de testes disponíveis para diagnóstico.

O volume, que deve ser anunciado nesta terça-feira (24), engloba a aquisição de testes rápidos e laboratoriais diretamente pela pasta ou por meio de parcerias público-privadas, além de doações.

Nos últimos dias, a pasta vem ampliando progressivamente os anúncios de oferta de testes à população. Inicialmente, a pasta informou que planejava chegar a 1 milhão de testes. Em seguida, a 2,3 milhões. No sábado (22), passou a 10 milhões. Agora, a 22,9 milhões.

De acordo com o ministério, deste novo total, 12,9 milhões fazem parte de uma primeira etapa, a qual inclui a entrega de uma nova leva de testes laboratoriais que usam a técnica de PCR, semelhantes aos usados hoje, e os primeiros testes rápidos a serem disponibilizados a profissionais de saúde e da área de segurança.

Os testes com a técnica PCR duram de 1h30 a 4h e visam análise do material genético do vírus. Já os testes rápidos, com duração de 10 até 30 minutos, miram na detecção de anticorpos.

Parte do material desse segundo grupo foi adquirido pela Fiocruz e será importada da China. A estratégia de aplicar inicialmente em profissionais de saúde tem como objetivo garantir que funcionários da rede com sintomas tenham acesso a diagnóstico rápido.

Com isso, são previstas duas opções. Na primeira, profissionais devem ser testados no oitavo dia após o registro de sintomas e recomendação de isolamento. Na segunda, eles passam por testes diários até o oitavo dia.

O material deve ser entregue até o dia 30 deste mês; o restante, em abril. Entram na conta também testes laboratoriais produzidos pela Bio-manguinhos e um volume de testes rápidos importados pela Vale.

*Folhapress

Leia também1 Coronavírus: Domingão do Faustão rescinde contratos
2 EUA estão virando novo foco de coronavírus, aponta OMS
3 Teste de Abraham Weintraub para coronavírus dá negativo

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Grupo
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.