Leia também:
X SP: Doria diz que pode ser ‘obrigado’ a adotar lockdown

Ásia: Exposição a outros vírus aumenta imunidade à Covid

Pesquisa foi feita pela Universidade de Tóquio

Pleno.News - 20/05/2020 17h31 | atualizado em 20/05/2020 17h39

Exposição a outros vírus aumenta imunidade à Covid-19 na Ásia, diz estudo Foto: EFE/EPA/Alex Plavevski

Um estudo da Universidade de Tóquio indicou que as populações no Japão e em outros países do leste da Ásia têm maior proteção imunológica contra o novo coronavírus, graças à exposição anterior a outros patógenos relacionados, anunciou nesta quarta-feira (20) um de seus autores.

O professor Tatsuhiko Kodama, do Centro de Estudos Avançados em Ciência e Tecnologia da Universidade de Tóquio, disse que isso então explicaria “a pequena taxa de mortalidade no Japão e em outros países do sudeste da Ásia”.

A análise de amostras de anticorpos para mais de 100 japoneses indicou que “existe imunidade contra a Covid-19 em muitos indivíduos não expostos ao patógeno devido à exposição prévia à proteína de outro coronavírus da mesma família”, conforme explicou Kodama.

Os resultados preliminares do estudo, nos quais dezenas de amostras de pacientes continuam sendo analisadas diariamente, “sugerem que a imunidade ao novo coronavírus já existe em muitos países do leste asiático”, disse o especialista.

Kodama acrescentou que sua hipótese é apoiada por outro estudo publicado há uma semana por cientistas americanos e conduzido entre moradores da cidade de San Diego que não haviam sido expostos a Covid-19, dos quais 50% tinham “memória imune” ao novo coronavírus.

O especialista ressaltou ainda que a cidade no estado da Califórnia possui um grande número de residentes de origem asiática e extensas conexões com a Ásia-Pacífico e, nessa região, houve sucessivas epidemias de resfriado comum nos últimos anos, possivelmente causadas por cepas relacionadas com a Covid-19.

A razão dessa imunidade subjacente seria o aumento da circulação no leste da Ásia de outras variedades de coronavírus, incluindo aqueles que causam surtos de síndrome respiratória aguda (Sars) em 2003 e a epidemia de síndrome respiratória do Oriente Médio (Mers) em 2012.

– No leste da Ásia, temos um longo histórico de doenças com sintomas semelhantes aos da gripe. Muitos desses vírus vieram originalmente da China e de outras partes do sudeste da Ásia e depois se espalharam para o Oriente Médio e Europa – disse o professor.

Enquanto a China, Coreia do Sul e Japão registraram entre três e seis mortes por milhão de habitantes, em outros países como Espanha, Itália e Reino Unido essa proporção sobe para mais de 500 por milhão de habitantes.

– É uma enorme diferença que não foi estudada extensivamente, e precisamos entender por que – disse Kodama.

Ele também disse desconfiar dos dados sobre infecções por Covid-19 divulgadas pelas autoridades japonesas devido ao número reduzido de testes PCR realizado.

Os números oficiais indicam que somente em Tóquio foram registrados cerca de 5 mil infecções, um número que pode ser “até 16 vezes maior”, segundo estimativas da equipe liderada por Kodama e com base em seus testes de anticorpos.

*Com informações da Agência EFE

Leia também1 China mantém tendência de queda em casos de Covid-19
2 Coronavírus não se espalha com facilidade nas superfícies
3 60% vê Covid-19 como sinal de Deus para humanidade mudar
4 Taxa de contágio da Covid-19 no Brasil cai de 3,5 para 1,4
5 Trump diz que corte de fundos a OMS pode virar definitivo

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.