Leia também:
X Japão diz que Olimpíadas vão acontecer “a qualquer custo”

Europa e EUA prometem rigor em testes da vacina de Covid

Farmacêuticas firmaram compromisso de "preservar a integridade do processo científico"

Rafael Ramos - 08/09/2020 12h12

Europa e EUA terão rigor com testes da vacina Foto: Reprodução

Os Estados Unidos e a Europa prometeram manter os padrões científicos de suas vacinas experimentais contra o novo coronavírus. Por meio de um comunicado, um grupo de farmacêuticas, dentre elas a Pfizer, GlaxoSmithKline e AstraZeneca, firmaram um “compromisso histórico de preservar a integridade do processo científico enquanto trabalham com vista a registros e aprovações regulatórias globais em potencial das primeiras vacinas contra Covid-19”.

– Queremos que se saiba que não estamos dispostos a comprometer a segurança e a eficiência. Tirando a pressão e a esperança de uma vacina estar disponível o mais rápido possível, também existe muita dúvida entre as pessoas de que algumas etapas de desenvolvimento possam ser omitidas aqui – disse o executivo-chefe da BioNTech BNTX.O, parceira alemã da Pfizer, Ugur Sahin.

Em agosto, o chefe da Agência de Alimentos e Remédios norte-americana (FDA) disse que o processo de aprovação normal pode ser contornado para uma vacina contra Covid-19, contanto que as autoridades se convençam de que os benefícios superam os riscos. A declaração fez com que a Organização Mundial da Saúde (OMS) pedisse cautela.

Já a vacina da Rússia levantou questionamentos por parte de alguns membros da comunidade científica por não apresentarem testes do imunizante. E a chinesa Sinovac Biotech testou sua vacina experimental em funcionários e familiares através do programa de uso exclusivamente emergencial do país.

Leia também1 Preços dos medicamentos subiram 92,6% para hospitais
2 EUA dizem que "os laços com o Brasil nunca foram tão fortes"
3 Médica picada por cobra diz que é prova viva de milagre
4 Brasil tem o menor número de mortes por Covid desde maio
5 Um em cada quatro brasileiros resiste à ideia de tomar vacina

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.