Leia também:
X Doria anuncia chegada de “lote recorde” de doses da CoronaVac

Europa aprova vacina da Pfizer e inicia distribuição nesta semana

Bloco enfrenta alta de casos da doença e imposição de lockdowns

Pleno.News - 21/12/2020 14h49 | atualizado em 21/12/2020 15h20

Vacina da Pfizer foi aprovada pela Europa Foto: Reprodução

De Estocolmo a Atenas e de Lisboa a Varsóvia, os governos da União Europeia se preparam para receber uma vacina contra o coronavírus ainda esta semana, mesmo com o aumento dos casos em algumas partes do continente.

A autoridade de saúde do bloco europeu, a Agência Europeia de Medicamentos, aprovou a vacina Pfizer-BioNTech nesta segunda-feira (21), iniciando uma maratona logística (que a maioria das autoridades da região não teve que enfrentar antes) para iniciar a vacinação.

A operação para comprar, aprovar e distribuir as doses da vacina em toda a União Europeia tem sido complexa e politicamente carregada, e os desafios não poderiam ser maiores. A segunda onda da pandemia ainda atinge várias partes da região, a maioria dos europeus está passando as férias em algum tipo de bloqueio, e as economias do bloco estão em frangalhos.

Para complicar ainda mais as coisas, uma variante altamente contagiosa do vírus surgiu na Inglaterra e levou muitos países europeus a, no fim de semana, bloquear viajantes provenientes do Reino Unido, embora os cientistas digam que tal variante já atingiu o continente.

Se a missão de vacinação for bem-sucedida, pode fortalecer as credenciais da União Europeia, estabelecendo sua administração como uma força real, com poderes executivos e capacidades que podem assumir tarefas importantes, em nome de seus membros. Do contrário, o fracasso pode espalhar e aumentar a insatisfação com as regras e regulamentações do bloco.

*Estadão e New York Times

Leia também1 Doria anuncia chegada de "lote recorde" de doses da CoronaVac
2 Variação do coronavírus não parece ser mais severa, diz OMS
3 Países proíbem voos do Reino Unido para conter variante da Covid
4 EUA começam a transportar 2ª vacina contra Covid-19
5 EUA confirmam seis casos de alergia grave à vacina da Pfizer

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Grupo
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.