Leia também:
X Deputada ‘cobra’ informações de vacinas do governo de SP

EUA pedem pausa na vacina da Janssen após casos de coágulos

Agências do país investigam registros feitos após imunizações e, por conta disso, pedem suspensão da vacinação

Paulo Moura - 13/04/2021 08h46 | atualizado em 13/04/2021 09h08

Agências americanas pediram pausa na vacinação com imunizante da Janssen Foto: EFE/EPA/Rob Engelaar

Duas agências federais dos Estados Unidos, a FDA e o CDC, recomendaram nesta terça-feira (13) que a aplicação da vacina da Janssen contra a Covid-19 seja paralisada no país depois do registro de seis casos de coágulos em pacientes que receberam o imunizante. Ao todo, cerca de 6,8 milhões doses do item já foram aplicadas nos Estados Unidos.

Em uma publicação no Twitter, a FDA informou que a pausa estava sendo recomendada “por excesso de cuidado” e que a agência e o CDC estão analisando as informações sobre os casos de pessoas que tiveram um “tipo raro e grave de coágulo sanguíneo” após receberem a vacina. O imunizante é o único aplicado em uma única dose e já foi autorizado pela Anvisa para uso no Brasil.

– No momento, esses eventos adversos parecem ser extremamente raros. O tratamento desse tipo específico de coágulo sanguíneo é diferente do tratamento que normalmente é administrado – relatou a FDA.

Ainda segundo a FDA, o CDC irá convocar uma reunião do Comitê Consultivo em Práticas de Imunização, na quarta-feira (14), para analisar os casos de coágulos e avaliar qual é a importância deles. A FDA vai revisar essa análise, pois também investiga os casos.

– Até que esse processo seja concluído, recomendamos esta pausa. Isso é importante para garantir que a comunidade de profissionais de saúde esteja ciente do potencial para esses eventos adversos e possa planejar-se, devido ao tratamento exclusivo necessário para este tipo de coágulo sanguíneo – completou a agência.

No Brasil, a vacina da Johnson foi aprovada pela Anvisa para uso emergencial no Brasil no dia 31 de março. O Ministério da Saúde adquiriu 38 milhões de doses, com entregas previstas para o segundo semestre. A vacina é a única que, quando disponível no país, será aplicada em apenas uma dose.

Leia também1 Fabricantes que atuam no Brasil não venderão vacinas ao setor privado
2 Vacinas: Juiz libera universidade a importar sem doar ao SUS
3 Covas tenta lançar plano próprio de vacinação contra Covid-19
4 Erro causa perda de 15 milhões de doses da vacina da Janssen
5 Lote de vacina da Janssen falha em teste de qualidade nos EUA

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.