CORONAVÍRUS
- Tudo o que você precisa saber
-->
Leia também:
X Crivella anuncia reabertura, veja como serão as fases

EUA doam 2 milhões de doses de hidroxicloroquina ao Brasil

Em comunicado a Casa Branca informa que o medicamento será usado em pacientes e profissionais de saúde.

Mário Garritano - 01/06/2020 15h28 | atualizado em 01/06/2020 17h05

Dois milhões de doses para pacientes e profissionais da saúde Foto: Reprodução

Dois milhões de doses do medicamento hidroxicloroquina foram enviados ao Brasil pelos Estados Unidos. Em comunicado, a Casa Branca informou que o remédio será usado por profissionais da saúde para casos profiláticos. Ou seja, na proteção contra a covid-19. Também serão administrados em pacientes brasileiros infectados, acrescentou a nota.

O presidente americano Donald Trump já defendeu publicamente o uso da hidroxicloroquina diversas vezes. O mandatário anunciou que já está tomando o medicamento de forma preventiva. Aqui no Brasil, o presidente Jair Bolsonaro também apoia a cloroquina para o tratamento da doença. O Ministério da Saúde recomendou o uso para todos os pacientes, inclusive nos casos leves.

A droga, que é usada principalmente para o combate à malária, está no centro de uma polêmica desde que foi anunciada como uma esperança no combate ao novo coronavírus. Apesar de testes científicos não terem comprovado sua eficiência, muitos médicos da linha de frente relatam bons resultados nos tratamentos.

A aliança entre Bolsonaro e Trump vai ajudar também a aumentar o número de respiradores nos hospitais brasileiros. O governo americano já prometeu o envio de mil aparelhos para o Brasil. A doação foi anunciada pelo chanceler Ernesto Araújo.

Leia também1 Especialistas fazem críticas a estudo contra a cloroquina
2 Presidente de El Salvador usa cloroquina contra Covid-19
3 Brasil manterá cloroquina mesmo após decisão da OMS
4 Bolsonaro defende cloroquina: "Quem não quer, não toma"
5 Com cloroquina, Suíça tem 50% da mortalidade da França

Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo