EUA disputa com a Rússia para lançar vacina para Covid
30 mil americanos vão participar de teste na próxima fase
Rafael Ramos - 15/07/2020 13h30

Após a Rússia anunciar que pretende lançar a vacina contra a Covid-19 até o mês de agosto, os Estados Unidos resolveram entrar na disputa contra os europeus. Algo semelhante ao que foi visto na segunda metade do século 20 quando a antiga União Soviética e os americanos corriam para ver quem chegaria à lua primeiro.
Segundo informou a empresa de biotecnologia dos Estados Unidos Moderna, nesta terça-feira (14), os EUA entrarão na fase final de seus testes em humanos no dia 27 de julho. Até o momento, os resultados preliminares têm se mostrado promissores.
A próxima fase recrutará 30 mil participantes em território americano, sendo que uma metade receberá a vacina com doses de 100 microgramas e a outra apenas um placebo. O objetivo é testar se a vacina é capaz de evitar a infecção pelo SARS-CoV-2 e de que a Covid-19 desenvolva sintomas em quem já está infectado.
O estudo deverá se estender até 27 de outubro de 2022. A Moderna está na liderança da corrida mundial para encontrar a cura da pandemia, que já matou 570 mil pessoas ao redor do mundo.
Leia também1 MP da Itália investiga atuação da OMS durante a pandemia
2 Covid: Governo do PR decide não prorrogar 'lockdown'
3 Justiça desobriga planos de saúde a cobrir teste de Covid
4 "Estamos sendo cobaias de uma experiência nunca feita"
5 Taxa de cura da Covid-19 volta a crescer em hospitais do país