Leia também:
X Brasil paga primeira parcela de consórcio global de vacinas

Estudos mostram que anticorpos contra Covid duram 3 meses

Pesquisa foi feita por laboratórios dos Estados Unidos e de Toronto

Pleno.News - 09/10/2020 09h53

Estudo avaliou anticorpos em contaminados pelo coronavírus Foto: Reprodução

Dois estudos publicados pela revista Science mostraram que os anticorpos contra o novo coronavírus gerados por pessoas infectadas continuam presentes no sangue e na saliva dos indivíduos por pelo menos três meses. As pesquisas concluíram que as imunoglobulinas G tem maior duração no corpo possibilitando índices promissores para a detecção e avaliação das respostas imunológicas à Covid-19.

Um dos estudos, conduzido pela imunologista Anita Iyer, da Universidade de Boston, nos Estados Unidos, analisou 343 pacientes americanos com Covid-19 e os comparou aos níveis de anticorpos encontrados em amostras de sangue de 1.548 pessoas coletadas antes da pandemia. Os resultados mostraram que as imunoglobulinas M (IgM) e A (IgA) permaneciam ativas por um curto período após os primeiros sintomas.

Por outro lado, os índices de imunoglobulinas G contra a proteína Spike do coronavírus apresentaram uma queda lenta durante um período de 90 dias. Apenas três dos voluntários que participaram do estudo zeraram os níveis de IgG dentro deste prazo.

A outra pesquisa liderada pela imunologista Baweleta Isho, da Universidade de Toronto, no Canadá, analisou amostras de sangue de 739 pessoas e a saliva de 247, entre infectadas e saudáveis, e constatou que os níveis de IgG permaneciam “relativamente estáveis” durante 115 dias após a aparição dos primeiros sintomas.

* Com informações da agência EFE

Leia também1 Brasil paga primeira parcela de consórcio global de vacinas
2 Trump ameaça China: Pagará alto preço pelo que fez ao mundo
3 Trump: Vacina da Covid-19 deve estar disponível após a eleição
4 Fome: Pandemia dobra número de pessoas em crise alimentar
5 Vacina contra Covid pode estar pronta até o fim do ano, diz OMS

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.