Leia também:
X Anvisa começa a análise do 1° registro de vacina contra Covid

Estudo sugere que perda de olfato é sintoma chave da Covid

Pesquisadores apontaram que sintoma pode ser fundamental para identificar a doença

Pleno.News - 01/10/2020 21h09 | atualizado em 01/10/2020 21h29

Perda de olfato e paladar pode ser sintoma chave da Covid-19 Foto: Reprodução

Um estudo da University College London apontou que quatro em cada cinco pessoas que sofreram perda do olfato e/ou do paladar deram positivo para anticorpos contra a Covid-19. Dessas, 40% não tiveram tosse nem febre.

O resultado da pesquisa, publicado na revista especializada PLOS Medicine, levou o grupo de cientistas responsáveis, liderados por Rachel Batterham, a sugerir que a perda olfativa seja colocada como um sintoma chave da doença causada pelo coronavírus.

A Covid-19 pode fazer com que o enfermo não sinta cheiro ou gosto, mas a prevalência de anticorpos em pessoas que relatam esses sintomas é desconhecida. Isso é destacado na publicação, que alerta que a perda desses sentidos ainda não é bem usada ou compreendida no momento de diagnosticar a doença.

Para fazerem uma estimativa da soroprevalência de anticorpos em pessoas com perda aguda do olfato e/ou gosto, os pesquisadores recrutaram 590 participantes que haviam relatado a falta de ao menos um desses sentidos no mês anterior.

No total, 567 foram testados para anticorpos e 78% tinha anticorpos contra o vírus SARS-CoV-2. Além disso, aqueles com perda de olfato tinham quase três vezes mais probabilidade de ter a defesa contra o vírus em comparação aos que perderam o paladar.

Para Batterham e sua equipe, isso sugere que a ausência de cheiro é um sintoma muito específico da Covid-19 e por isso precisa ser levada mais em conta na realização de testes, no isolamento de pessoas e nas estratégias de tratamento.

Embora o estudo tenha algumas limitações, como a falta de um grupo de controle, os pesquisadores acreditam que as descobertas têm implicações significativas para os formuladores de políticas em todo o mundo. Isso porque a maioria dos países não recomenda o auto isolamento e testes diagnósticos baseados na perda aguda do olfato e/ou do paladar.

– Este estudo sugere que a dependência excessiva da tosse e da febre como principais sintomas pode ser defeituosa e que há uma necessidade urgente de reconhecer a perda do olfato globalmente como um sintoma chave desta doença – destacam os cientistas na publicação.

*Com informações da agência EFE

Leia também1 Anvisa começa a análise do 1° registro de vacina contra Covid
2 "Deus foi tão abençoado que nos deu a cloroquina", diz Bolsonaro
3 Doria assina contrato de US$ 90 milhões com laboratório chinês
4 Crise da Covid-19 faz Disney demitir 28 mil funcionários
5 Covid: Estudo preliminar aponta que vacina americana é segura

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.