Leia também:
X Para conter cepa indiana, Saúde implementa barreiras sanitárias

Estudo: Pfizer e AstraZeneca são efetivas contra variante indiana

Imunizantes alcançaram resultados considerados efetivos contra a nova cepa

Paulo Moura - 23/05/2021 14h35

Vacinação drive-thru contra a covid-19 no Parque da Cidade, em Brasília.
Vacinação contra a Covid-19 Foto: Marcelo Camargo

Os imunizantes da Pfizer/BioNTech e de AstraZeneca/Oxford foram considerados “altamente efetivos” contra uma das variantes indianas do coronavírus, apontou um estudo da agência de saúde pública da Inglaterra, divulgado no sábado (22). O artigo ainda não passou por revisão de outros cientistas e nem foi publicado em revista científica.

A pesquisa, feita entre 5 de abril e 16 de maio, mediu o quanto cada vacina conseguiu reduzir casos sintomáticos de Covid-19 causados pela variante britânica (B.1.1.7) e por uma das variantes indianas (B.1.617.2, uma sub-linhagem da B.1.617). Os números constatados são os de efetividade, ou seja: o impacto real da vacina na população.

A vacina da Pfizer/BioNTech teve uma efetividade de 88% contra casos sintomáticos de Covid-19 causados pela variante indiana (B.1.617.2) duas semanas após a segunda dose. Em relação à variante britânica (B.1.1.7), a efetividade foi um pouco maior: 93%.

A vacina de Oxford/AstraZeneca, por sua vez, teve 60% de efetividade contra casos sintomáticos de Covid-19 causados pela variante indiana (B.1.617.2) após a segunda dose. Em relação à variante britânica (B.1.1.7), a efetividade também foi um pouco maior: 66%.

Ambas as vacinas tiveram 33% de efetividade contra casos sintomáticos de Covid-19 causados pela variante indiana (B.1.617.2) após a primeira dose. Em relação à variante britânica (B.1.1.7), a efetividade de ambas era de 50%.

A diferença na efetividade entre as vacinas após as duas doses pode ser explicada pelo fato de que o início da aplicação da segunda dose da vacina de Oxford/AstraZeneca só ocorreu depois do da Pfizer/BioNTech, indicaram os pesquisadores.

Para determinar quem estava infectado com qual variante, os pesquisadores usaram dados de todos os casos de Covid-19 na Inglaterra em que havia um sequenciamento genético do coronavírus. Ao todo, um total de 12.675 casos sequenciados foram incluídos na análise, dos quais 11.621 tiveram a linhagem britânica e os outros 1.054 a indiana.

Leia também1 Argentina faz lockdown em seu pior momento na pandemia
2 Covid: Israel estuda se grávidas vacinadas imunizam os bebês
3 Fiocruz recebe insumos e poderá retomar produção da vacina
4 Covid: Oregon, nos EUA, sorteará R$ 5,3 milhões entre vacinados
5 Quirguistão perde mil vacinas anticovid de freezer desligado

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.