Leia também:
X Senadores da CPI lamentam 500 mil mortos e falam em punição

Estudo avaliza vacinação conjunta para Covid e gripe

Para a pesquisa, imunização simultânea é segura

Pleno.News - 19/06/2021 18h36

Estudo reuniu cientistas de diversas universidades e instituições de saúde Foto: GERJ/Clarice Castro

Um estudo de especialistas de várias universidades e instituições de saúde no Reino Unido, nos Estados Unidos e na Austrália, que será publicado em breve na revista científica The Lancet, aponta que a vacinação conjunta contra a Covid-19 e a gripe comum é segura e pode ser feita simultaneamente.

A informação foi anunciada neste sábado pelo virologista e diretor emérito do Centro Nacional de Gripe do Hospital Clínico de Valladolid na Espanha, Raul Ortiz de Lejarazu.

Em uma mensagem postada no Twitter, o médico compartilhou o relatório em fase de pré-publicação, o que pode servir para esclarecer a perspectiva das próximas campanhas de vacinação durante o inverno europeu, a partir de dezembro.

O referido documento afirma que nenhum dos laboratórios que atualmente fabricam as vacinas contra a Covid-19 descreveu efeitos devido à coadministração de outras vacinas utilizadas contra doenças como a gripe, embora alguns deles tenham excluído a possibilidade de simultaneidade com outros compostos.

O relatório lembra que a interferência imunológica e a segurança são sempre uma preocupação quando duas vacinas são administradas ao mesmo tempo e destaca que essa pesquisa é a primeira a demonstrar o perfil de segurança e eficácia desses dois imunizantes.

Entre os participantes do estudo, estão a Novavax (EUA), a Universidade de Londres e vários de seus hospitais parceiros, como o Royal College London, a Seqirus (Austrália) e a Universidade de Oxford (Reino Unido).

*EFE

Leia também1 Cientistas brasileiros descobrem como a Covid afeta o cérebro
2 Senadores da CPI lamentam 500 mil mortos e falam em punição
3 Covid-19: Queiroga lamenta 500 mil mortes pela doença
4 Covid: Anvisa autoriza estudo sobre dose de reforço da Pfizer
5 Vacinados contra a Covid-19 no Brasil chegam a 61,8 milhões

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.