Leia também:
X Estudo: Pfizer gera 10 vezes mais anticorpos que a CoronaVac

Estudo aponta menor eficácia da Janssen contra variantes

Imunizante utiliza mesma tecnologia da AstraZeneca

Pleno.News - 21/07/2021 15h16 | atualizado em 21/07/2021 16h00

Entrega de vacinas da Janssen vai atrasar Foto: Divulgação

A Janssen, vacina contra a Covid-19 da farmacêutica da Johnson & Johnson, é muito menos eficaz contra a variante Delta do coronavírus, em comparação a outros imunizantes, segundo um estudo divulgado recentemente nos Estados Unidos.

A pesquisa, que ainda não foi revisada por pares nem publicada em nenhuma revista científica, foi divulgada na terça-feira (20) por uma equipe da Universidade de Nova York, sendo reproduzida por vários jornais. O trabalho se baseia em uma série de experimentos em laboratório com amostras de sangue.

Embora a eficácia da vacina em condições reais possa ser diferente, as conclusões do estudo reforçam a tese de que os vacinados com este produto de dose única podem requerer um reforço com vacinas de RNA mensageiro, como a de Pfizer e a da Moderna.

Segundo os autores da pesquisa, os dados ressaltam a importância de monitorar as infecções entre vacinados que resultem em casos severos de Covid-19 e “sugerem o benefício de uma segunda imunização para aumentar a proteção contra as variantes”.

Esse estudo contradiz alguns relatórios divulgados pela Johnson & Johnson neste mês, que indicavam que a vacina é efetiva contra a variante Delta. No entanto, continuaria em linha com as conclusões de estudos recentes que mostram uma eficácia muito limitada do imunizante da AstraZeneca, de tipo similar à vacina Janssen, quando administrado em uma só dose.

No caso do imunizante da AstraZeneca, que é administrado em duas doses, os estudos indicam uma imunidade muito grande após a segunda aplicação.

*EFE

Leia também1 Guedes confirma 'reorganização' no Ministério da Economia
2 Luis Miranda pode ser preso por falsa acusação contra Bolsonaro
3 Estudo: Pfizer gera 10 vezes mais anticorpos que a CoronaVac
4 Hamilton Mourão vai ao Peru para a posse de Pedro Castillo
5 Justiça de SP condena Datena por ofender policial militar

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Grupo
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.