Leia também:
X ONG prepara ceia judaica de Páscoa para idosos reclusos

Esperança! Confira boas notícias sobre a Covid-19

Pesquisas positivas, curas, uso da cloroquina e ajuda financeira também marcam noticiário da pandemia

Paulo Moura - 08/04/2020 10h47 | atualizado em 16/04/2020 13h37

O noticiário de coronavírus no Brasil e no mundo frequentemente gira sobre notícias negativas como número de mortes, prognósticos catastróficos e aumento descontrolado da quantidade de infectados pelos países.

Esse fato, porém, deixa muita gente apreensiva e tensa diante das chamadas notícias negativas. Obviamente, algumas delas são necessárias, mas também é importante abrir espaço para as boas novas, aquelas que demonstram a esperança que o futuro traz bons prognósticos.

Ao contrário do que o senso comum possa indicar, boas notícias também “vendem”. É por isso que nós trazemos essa retrospectiva com as 10 boas notícias mais lidas pelos leitores do Pleno.News no noticiário sobre o novo coronavírus. Acompanhe:

CANTOR FAZ SHOW PARA VIZINHOS

Alex Cohen levou um pouco de música para os vizinhos Foto: Reprodução

A distração diante dos momentos de quarentena é, sem dúvidas, algo essencial para manter uma boa saúde mental. E nada melhor para se distrair do que uma boa música junto com o louvor a Deus.

Foi isso que fez o cantor Alex Cohen, morador de um condomínio na Barra da Tijuca, Zona Oeste do Rio de Janeiro. Cohen cantou diversos sucessos da música brasileira e também aproveitou o espaço para entoar o louvor Raridade, do cantor Anderson Freire.

Quer saber como foi essa apresentação? Clique no link e acompanhe a reportagem completa.

MULHER DE 86 ANOS VENCE A COVID-19

Idosa de 86 anos se curou da Covid-19 Foto: Reprodução

Apesar de fazerem parte da população com maior risco de apresentar manifestações graves do coronavírus, alguns idosos mostraram ter um organismo forte e se recuperaram da Covid-19 mesmo com idade avançada.

Um dos exemplos veio da Itália. Identificada apenas como Gianna, uma paciente de 86 anos ficou internada sete semanas para se tratar da Covid-19. Ao final do tratamento, ela conseguiu se recuperar e a notícia foi comemorada até pela prefeitura da cidade onde ela mora, na região da Lombardia, uma das mais afetadas no país europeu.

Para mais detalhes sobre essa história, você pode ler a matéria completa aqui.

CASOS DESACELERAM NA ITÁLIA

Itália tem menos número de mortos por Covid-19 reduzido Foto: EFE/Angelo Carconi

Boas notícias vindas da Itália, um dos países mais atingidos pela Covid-19, foram frequentes nas páginas do Pleno.News. As primeiras tendências de queda do coronavírus no país europeu, é claro, não poderiam faltar.

No dia 23 de março, autoridades do país italiano confirmaram que a nação havia iniciado uma tendência de desaceleração dos casos. Nesta terça-feira (7), o país registrou 880 novos casos, menor índice desde o dia 10 de março.

As atualizações das boas notícias sobre a quantidade de casos você acompanha diariamente em nosso site.

ITÁLIA: SÓ 12% DAS MORTES TÊM COMO CAUSA DIRETA A COVID-19

Italianos estão precisando lidar com coronavírus Foto: EFE/EPA/Paolo Salmoirago

Diminuir o medo de quem acredita que a infecção é uma sentença de morte também é nosso papel. E uma análise vinda novamente da Itália ajudou a corroborar essa conclusão.

A avaliação, feita pelo Instituto Nacional de Saúde da Itália, apontou que pacientes internados em hospitais italianos, mesmo com quaisquer doenças já existentes, que fossem diagnosticados com coronavírus, teriam suas mortes colocadas como causadas pela Covid-19.

O fato pode ter sido o maior responsável pela quantidade de mortes atribuídas à doença. Esclarecida a questão, muitos puderam ter uma outra “visão” do surto e de seus riscos. Para outros detalhes da análise, basta clicar aqui.

MEDICAMENTO DEFENDIDO POR BOLSONARO SALVA MÉDICO

Felipe Santos, de 31 anos, fez uso de cloroquina contra a Covid-19 Foto: Reprodução

O uso da cloroquina e da hidroxicloroquina, medicamentos defendidos pelo presidente Jair Bolsonaro como importantes no combate ao coronavírus, também apareceu como destaque. Em um dos vários casos de bons resultados obtidos com os medicamentos, um médico teve a vida salva pelo fármaco.

O cardiologista Felipe Santos, de 31 anos, apresentou melhora da Covid-19 após se submeter ao tratamento, ainda em fase experimental, à base de cloroquina. Após os sintomas da doença piorarem e causarem a internação dele no hospital, o médico fez uso do medicamento. O resultado foi uma melhora significativa em apenas dois dias.

Para conferir o relato de Felipe, é só acessar a matéria completa.

CIENTISTAS DESCOBREM DEFESA IMUNOLÓGICA CONTRA COVID-19

Cientistas mapeiam anticorpos no sangue humano Foto: Arquivo/EFE/Alex Plavevski, Salvatore di Nolfi, Antonio Lacerda, , Luis Torres

Pesquisas com resultados positivos no combate ao coronavírus também atraíram a atenção. Em uma delas, um grupo de cientistas da Austrália descobriu como o sistema imunológico combate a Covid-19. A descoberta é de vital importância na busca para encontrar uma vacina contra a doença.

Publicada no dia 17 de março, na revista científica “Nature Medicine”, uma equipe de pesquisadores do Instituto Peter Doherty de Infecção e Imunidade, da Universidade de Melbourne, detectou que a reação do sistema imunológico contra a Covid-19 é semelhante à da gripe.

Para mais detalhes da pesquisa, é só clicar no link e ler a reportagem completa.

VACINA CONTRA COVID-19 TEM RESULTADOS POSITIVOS

Vacina contra o coronavírus terá a forma de pequeno adesivo com microagulhas Foto: Divulgação/UPMC

Continuando a falar sobre estudos que apresentaram bons resultados, mas agora falando de vacinas, uma notícia que veio dos Estados Unidos trouxe muita esperança para as pessoas que aguardam pela tão esperada imunização contra a doença.

Apelidado de PittCoVacc, o fármaco, aplicado em camundongos, foi capaz de estimular a produção de anticorpos suficientes para a neutralização do Sars-CoV-2 dentro de duas semanas depois da aplicação.

Para saber o porquê dessa foto com um adesivo na mão de um cientista, é só conferir a matéria.

CRISTÃOS SE UNEM EM ORAÇÃO

Momentos de oração também tem marcado período de quarentena Foto: Pixabay

A pandemia também alimentou nas pessoas mais momentos de reflexão, espiritualidade, a necessidade de se unir em oração, seja pelos amigos, pela igreja, bairro, ou até pelo país e pelo mundo.

Por isso, o Pleno.News aproveitou para reunir algumas dessas iniciativas em uma reportagem que trouxe várias ações feitas por igrejas, grupos religiosos de como driblar a distância dos templos e dos irmãos para reservar um momento com Deus.

Quer conhecer algumas delas? Clique aqui e confira.

BANCO CENTRAL DOS EUA PREVÊ AJUDA AO BRASIL

Presidente Donald Trump Foto: EFE/Michael Reynolds

Em um momento de luta para oferecer as melhores condições aos seus cidadãos diante da crise causada pela pandemia de Covid-19, os Estados Unidos mostraram que estão ainda mais unidos com o Brasil.

Os norte-americanos incluíram os brasileiros na lista de países favorecidos com uma ajuda do Federal Reserve, o banco central dos EUA. No caso do Brasil, o auxílio foi de cerca de 60 bilhões de dólares (aproximadamente R$ 300 bilhões).

Para saber mais detalhes, é só clicar no link.

Leia também1 10 notícias positivas a respeito do novo coronavírus. Confira!
2 Secretária de Saúde do Rio se tratou com cloroquina
3 Marido de Soraya Moraes usa cloroquina e tem melhora

WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Grupo
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.