Leia também:
X Maio Roxo e a luta contra o lúpus durante a pandemia

Entenda como funciona um respirador mecânico

Especialista explicou como o equipamento é utilizado nos hospitais

Camille Dornelles - 12/05/2020 15h14

Respiradores mecânicos se tornam essenciais em casos graves do novo coronavírus Foto: Reprodução

Respiradores pulmonares se tornaram centro das preocupações nesta pandemia do novo coronavírus. Sem cura, o tratamento da Covid-19 requer o auxílio do aparelho em casos graves.

O professor de elétrica e automação Daniel Almeida, fundador do Clube do Técnico, conversou com o Pleno.News sobre o funcionamento de um respirador e o que o torna essencial no enfrentamento da doença.

Como funciona o ventilador ou respirador pulmonar?
O respirador é um equipamento que tem a função de mandar o oxigênio e o ar comprimido hospitalar para os pulmões, é um ar puro. É feita uma mistura dentro desse equipamento, conforme o peso e a situação de saúde em que ele se encontra e, então, supre a respiração feita pelo pulmão. O equipamento tem uma série de regulagens de vazão e pressão, senão ele estoura ou cola o pulmão da pessoa. Ele tem vários sensores para ajudar. Pode ser um equipamento pneumático, elétrico, eletrônico… Mas o objetivo principal é levar o ar comprimido hospitalar e oxigênio para dentro do pulmão da pessoa.

O paciente consegue usar o respirador sozinho?
Não, o paciente está inconsciente quando o respirador vai ser colocado. Existem vários parâmetros de regulagem e o paciente não pode fazer sozinho. Tem a necessidade de um profissional responsável que conhece a regulagem conforme o paciente.


Carga de respiradores ficou retida nos EUA

Quando ele deve ser usado?
O respirador é usado quando o paciente não consegue respirar sozinho. No caso do Covid-19, ele afeta a capacidade da pessoa de respirar, endurece os pulmões, que ficam como se fosse uma pneumonia.

Tudo vem da China. Até os Estados Unidos ficaram dependentes da China para montar o equipamento

Ele funciona da mesma forma para todos os pacientes?
Não. Cada paciente tem o seu ajuste. Um recém-nascido é de uma forma, enquanto de uma criança de 10 anos é de outra, adultos ou idosos etc. E esse ajuste deve ser feito corretamente para não prejudicar ainda mais a saúde da pessoa. E cada um precisará usar por um tempo determinado, dependendo da necessidade terapêutica.

Como é a confecção de um respirador?
O respirador precisa ter uma precisão bem grande. Dentro dele há o que chamamos de linha branca, que é a linha hospitalar. Não pode ter faísca para não ter explosão. Ele não é tão simples para montar e, aqui no Brasil, temos um problema que é não ter tecnologia para montá-los. Tudo vem da China. Até os Estados Unidos ficaram dependentes da China para montar o equipamento. É um equipamento preciso, não pode falhar e precisa de bateria interna. E como se trata de vidas humanas, é muito parâmetro e muita segurança.

Montagem de um respirador é complexa e deve obedecer muitos parâmetros de segurança Foto: Arquivo pessoal

O profissional frisou que o Brasil não se preparou para a alta demanda pela confecção de respiradores que existe na atual situação. E ainda depende da China, que enfrenta a Covid-19 há mais tempo.

Combinado a este fato, está o crescimento dos casos graves no país e a necessidade do aparelho também no tratamento de outras doenças. Tudo isso cria um cenário de escassez e que precisa de atenção.

Leia também1 RJ recebe respiradores que não servem para tratar Covid-19
2 Pará bloqueia bens de empresa por respiradores inadequados
3 TCE vê irregularidades em compras de respiradores no RJ

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.