Enfermeira identifica novo possível sintoma da Covid-19
Informação é importante para reconhecer diagnóstico
Gabriela Doria - 26/03/2020 16h19

Uma enfermeira norte-americana que trabalha na linha de frente do combate à Covid-19 revelou, em entrevista à TV CNN, que observou um sintoma em comum nos pacientes com o novo coronavírus: todos apresentavam olhos avermelhados.
De acordo com Chlesey Ernest, que trabalha em Seattle, no estado de Washington, os pacientes tinham o que ela chamou de “olho de alergia”, que ficam vermelhos e irritados.
– Normalmente a parte branca do olho não está vermelha. É mais como uma sombra avermelhada ao redor das pálpebras – explicou.
Ainda segundo a enfermeira, no hospital em que trabalha, mesmo se o paciente estiver apenas com esse sintoma, já é motivo para alerta.
– Alguns nos procuram com esse único sintoma, mas já estamos atentos que pode ser muito infeccioso – declarou.
Até o momento, o Centro de Controle de Doenças dos Estados Unidos (CDC) e o Ministério da Saúde do Brasil não incluiram esta informação na lista de sintomas verificados em pacientes com Covid-19. Seguem como principais sintomas tosse, febre e falta de ar.
A Organização Mundial da Saúde também não se manifestou neste sentido.
No entanto, a Academia Norte-americana de Oftalmologia apontou, em comunicado, sobre a possibilidade do vírus causar conjuntivite. A informação coincide com os sintomas observados na primeira paciente diagnosticada com Covid-19 na cidade do Rio de Janeiro. A mulher de 52 anos que havia acabado de retornar da Itália tinha febre, tosse, coriza e conjuntivite.
Leia também1 Com coronavírus, grávida luta para salvar o próprio filho
2 Hipertenso, segurança da Presidência está com Covid-19
3 Coronavírus: China suspende entrada de estrangeiros