Leia também:
X Rio: Lista de comorbidades para vacinação anticovid é divulgada

EMA identifica conexão entre vacina da J&J e trombose

O órgão, no entanto, reiterou que os benefícios superam os riscos

Pleno.News - 20/04/2021 12h32 | atualizado em 20/04/2021 12h35

Oito casos de trombose foram identificados entre pessoas que tomaram o imunizante da J&J Foto: Reprodução

A Agência Europeia de Medicamentos (EMA, na sigla em inglês) informou, em comunicado nesta terça-feira (20), que casos de trombose devem ser incluídos na lista de possíveis efeitos colaterais da vacina contra o coronavírus desenvolvida pela Johnson & Johnson (J&J). O órgão regulador, contudo, reiterou que o desenvolvimento de coágulos é “muito raro” e que os benefícios da aplicação do profilático superam os riscos.

O parecer do comitê de segurança da Agência é semelhante ao do imunizante da AstraZeneca com Universidade de Oxford, que teria uma relação com casos raros de coágulo sanguíneo. Também está em linha com decisão de autoridades sanitárias americanas, que recomendaram a suspensão temporária do uso do produto da J&J. A Administração de Alimentos e Medicamentos (FDA, na sigla em inglês) dos Estados Unidos ainda investiga a questão.

A EMA disse que levou em consideração os relatos dos EUA na definição de hoje. Segundo a nota, foram identificados oito casos de trombose em pessoas que receberam a dose única da vacina da J&J, entre mais de 7 milhões que receberam o produto em território americano. Todos os registros ocorreram em pessoas com menos de 60 anos, a maioria mulheres.

“A avaliação científica da EMA sustenta o uso seguro e eficaz das vacinas contra a Covid-19. A utilização da vacina durante as campanhas de vacinação a nível nacional terá que levar em consideração a situação da pandemia e a disponibilidade da vacina em cada Estado membro”, reforça o comunicado.

*Estadão

Leia também1 Branco sobre luta contra Covid: "Só quem sofre sabe"
2 Rio: Lista de comorbidades para vacinação anticovid é divulgada
3 Vacina da AstraZeneca: Canadá reporta novo caso de coágulos
4 Defesa: Monique foi agredida e enforcada por Dr. Jairinho
5 Polícia Federal investiga desvio em contratos da saúde em SP

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.