Leia também:
X “Não posso ficar escondido com atendimento médico VIP”

Em SP, cloroquina será testada em pacientes com Covid-19

Antimalárico teve resultados promissores em testes

Pleno.News - 21/03/2020 08h44 | atualizado em 21/03/2020 09h32

Hidroxicloroquina poderá ser usada contra coronavírus Foto: Reprodução

A Prevent Senior anunciou nesta sexta (20) que iniciou um protocolo de pesquisa com o medicamento para malária hidroxicloroquina em alguns pacientes com diagnóstico comprovado da Covid 19. O Hospital Albert Einstein também deve realizar testes com a substância.

Nesta semana, a divulgação de um estudo preliminar sobre o uso do medicamento no combate do coronavírus fez sumir o produtos das farmácias. No momento, ainda não há comprovação da eficácia e segurança do remédio no combate ao coronavírus.

Rafael Sousa, médico diretor da Prevent Senior, e por Cláudia Lopes, gerente médica, afirmaram que a empresa comprou uma “quantidade suficiente para tratar todos os pacientes que precisarem”.

– Mas eu reforço pra toda a população que essas medicações não têm evidência nenhuma que funcione de maneira preventiva. A gente pede que as pessoas não vão à farmácia para comprar essa medicação sem prescrição médica – diz Claudia.

Ela afirma que o protocolo é experimental e só será feito em pacientes internados em estado crítico e cujos familiares derem o consentimento para o uso.

Segundo a assessoria de imprensa da Prevent, o projeto de pesquisa foi protocolado na Plataforma Brasil. O Hospital Israelita Albert Einstein também prepara um protocolo de pesquisa para testar a droga e outras com potencial de tratar o coronavírus.

– Sempre seguindo os preceitos da boa prática cientifica. A gente faz o desenho do protocolo, que é avaliado por um painel de especialistas para ter a certeza de que os números estão corretos e submete à Plataforma Brasil para ser julgado pela Comissão Nacional de Ética em Pesquisa – diz o médico e pesquisador Luiz Vicente Rizzo.

Segundo ele, enquanto não for feita a pesquisa e obter os resultados não dá para saber se ele funciona ou não.

– Há alguns estudos mostrando que parece haver benefício importante para as pessoas com Covid-19 em respiração artificial. Mas está cedo, são poucos números – aponta.

*Folhapress/Cláudia Collucci

Leia também1 Covid-19: Niterói terá hospital com tratamento exclusivo
2 Idosa de 95 anos celebra após ser curada do coronavírus
3 Coronavírus: Atriz é criticada por ignorar quarentena

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.