Leia também:
X Governo anuncia quarta dose da vacina para imunossuprimidos

Eficácia de vacinas é menor contra a Ômicron, indica OMS

Número de casos de infecção por esta variante dobram de um dia e meio a três dias

Pleno.News - 20/12/2021 13h58 | atualizado em 20/12/2021 15h40

Nova cepa pode burlar sistema imunológico Foto: Pixabay

A Organização Mundial da Saúde (OMS) divulgou neste sábado (18) que dados preliminares indicam que há uma redução na imunidade frente a variante Ômicron do novo coronavírus entre aqueles que contam com esquema completo de vacinação (de uma ou duas doses) ou que contraíram anteriormente a Covid-19.

Embora não tenha sido feita uma afirmação categórica, isso pode indicar que a cepa identificada por especialistas na África do Sul pode burlar o sistema imunológico de uma pessoa.

– Até o momento, há pouca evidência disponível e que não está revisada pelos pares sobre a eficácia ou efetividade da vacina contra a Ômicron – apontou a OMS, em uma atualização das informações reunidas sobre o tema.

De acordo com a agência, a evidência mais sólida é sobre a vantagem que a variante tem de se propagar, em comparação à Delta, pois, nos países em que foi detectada transmissão local, foi observado que os casos dobram de um dia e meio a três dias.

Os dados da OMS mostram que a Ômicron está se propagando rapidamente em países com níveis altos de população vacinada, mas não está claro ainda se isso acontece por fuga à imunidade, a uma transmissão mais rápida ou pela combinação dos dois fatores.

– Considerando os dados atuais, é possível que a Ômicron supere a Delta nos cenários de transmissão comunitária – indicou a agência.

Até o momento, a variante foi detectada em 89 países e terá a ameaça claramente identificada quando especialistas responderem perguntas sobre o nível de transmissibilidade e sobre resposta das vacinas atuais e da infecção prévia na proteção de um novo contágio, na transmissão, em caso de doença grave e morte.

*EFE

Leia também1 Governo anuncia quarta dose da vacina para imunossuprimidos
2 Bolsonaro doará 30 milhões de vacinas anticovid a outros países
3 Holanda decreta lockdown por causa da variante Ômicron
4 Ministério da Saúde adia decisão sobre vacinação infantil
5 Queiroga fará audiência pública para avaliar vacina em crianças

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.