Leia também:
X Cientistas criam sensor para implantar na pele e detectar vírus

Eficácia da vacina contra Covid da Moderna cai de 94% para 90%

A empresa ainda não explicou o motivo para a eficácia menor em novo teste

Paulo Moura - 14/04/2021 11h24 | atualizado em 14/04/2021 11h36

Vacina da Moderna Foto: Divulgação/Moderna

Os dados de um ensaio clínico, envolvendo mais de 30 mil pessoas imunizadas com a vacina da Moderna nos Estados Unidos e publicado na terça-feira (13), apontaram que o índice de eficácia do imunizante apresentou uma leve redução de 94,1% para 90% em comparação a um ensaio anterior, de dezembro. A Moderna não explicou o motivo da eficácia menor da vacina.

A empresa de biotecnologia americana está trabalhando em duas versões modificadas de sua vacina, específicas para as variantes do vírus, e diz que os resultados em testes com camundongos são “encorajadores”, embora ainda não tenham sido revisados por pares.

– Novos dados pré-clínicos sobre nossas vacinas candidatas específicas para variantes nos dão confiança em nossa capacidade de antecipar o surgimento de novas variantes – disse a chefe da Moderna, Stephane Bancel.

Em fevereiro, a empresa já havia anunciado que a vacina contra a variante sul-africana do coronavírus estava pronta para testes em humanos. A vacina mRNA 1273, produzida pela Moderna, usa a tecnologia chamada de RNA mensageiro, diferente das tradicionais. O imunizante precisa ser armazenado em baixas temperaturas, inferiores a -20ºC.

A farmacêutica está conduzindo ensaios clínicos para o uso da vacina em crianças. Os testes com adolescentes de 12 a 17 anos têm cerca de 3 mil participantes nos EUA, e os com crianças de 6 meses a 11 anos continuam a recrutar 6.750 participantes nos EUA e na China.

Leia também1 RJ começa a vacinar forças de segurança e salvamento
2 Líder do Governo defende CPI com "todos vacinados"
3 Covid-19: OAB aprova compra de vacina para imunizar advogados
4 Olavo de Carvalho é internado por complicações respiratórias
5 Biden diz ter vacina suficiente para toda população americana

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.