Leia também:
X Pazuello: ‘Brasil está preparado para vacinação contra a Covid’

Eficácia da CoronaVac é de 78%, apontam estudos feitos no Brasil

Números sobre o imunizante estão sendo apresentados pelo Butantan em reunião com a Anvisa

Paulo Moura - 07/01/2021 12h02 | atualizado em 07/01/2021 12h27

Vacina CoronaVac, produzida pelo laboratório chinês Sinovac Foto: Reprodução

A Coronavac, vacina contra a Covid-19 desenvolvida pelo laboratório chinês Sinovac em parceria com o Instituto Butantan, apresentou eficácia de 78% nos estudos finais realizados no Brasil. Os dados estão sendo apresentados pelo Butantan, na manhã desta quinta-feira (7), à Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). A divulgação ocorre depois de dois adiamentos.

O percentual divulgado se aplica à prevenção de casos leves da doença. Casos moderados e graves, com mortes, foram completamente evitados no estudo. Os números foram revisados na Áustria pelo Comitê Internacional Independente, que acompanha os ensaios.

O Butantan patrocinou o estudo da fase 3, a final, da vacina criada pelo laboratório chinês. Desde 20 de julho, 13 mil profissionais de saúde voluntários em oito estados brasileiros receberam as duas doses, com 14 dias de intervalo entre elas.

Deste número, cerca de 220 deles foram infectados pelo Sars-CoV-2. O Butantan, que não comentou os números, deverá detalhar em entrevista coletiva na tarde desta quinta quantos participantes receberam vacina e quantos, o placebo salino. Outro detalhe revelado foi o fato de a Coronavac garantir proteção total contra mortes nos voluntários vacinados que pegaram a Covid-19.

Leia também1 OMS deve autorizar vacina de Oxford entre fevereiro e março
2 Fiocruz tenta reverter veto da Índia à exportação de vacinas
3 Bolsonaro: "Vacina emergencial não obrigatória está a caminho"
4 Secretário diz que CoronaVac deve pedir uso à Anvisa em 48h
5 Anvisa aprova importação de doses da vacina de Oxford

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Grupo
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.