Leia também:
X Após atingir maior marca, taxa de contágio desacelera no Brasil

Dra. Nise Yamaguchi alerta: ‘A vacina não pode ser obrigatória’

Médica oncologista e imunologista alertou que imunizantes levam tempo para se tornarem seguros

Gabriela Doria - 01/12/2020 22h09 | atualizado em 04/12/2020 10h57

Nise Yamaguchi recebeu apoio de Associação Sionista Foto: Reprodução

Referência em tratamento precoce da Covid-19 com hidroxicloroquina, a médica oncologista e imunologista Nise Yamaguchi foi a convidada da live do Pleno.News desta terça-feira (1º). Conhecida por defender um protocolo de tratamento que não é reconhecido pela Organização Mundial da Saúde, Nise não poupou críticas ao órgão, que teve sua credibilidade questionada quanto às diretrizes adotadas durante a pandemia.

– Essa oposição da OMS de combate ao tratamento precoce foi muito prejudicial e continua sendo. Uma reunião do Senado dos EUA apontou que a falta de tratamento precoce foi responsável por muitas mortes no país. Houve uma campanha absurda de algumas indústrias contra esse tratamento em prol de tratamentos muito mais caros, e agora com a questão das vacinas, criou-se uma priorização das vacinas. A gente não é contra vacinas, acho que vacinas com segurança e eficientes são necessárias, mas até que ela chegue é muito importante o tratamento precoce – indicou.

A imunologista também se mostrou contra a estratégia de lockdown, que ronda o país desde que houve um aumento acentuado do número de casos e mortes por Covid-19. Segundo Nise, não é possível impor o confinamento rígido sem que um tratamento seja adotado.

– O fato de hoje estar havendo um aumento do número de pacientes também se deve ao número de diagnósticos que estão sendo feitos. Porém, a mortalidade está diminuindo, pois cada vez mais estamos sabendo como tratar. Nós vamos ter que conviver com essa doença. Hoje em dia sabemos que o lockdown faz com que as pessoas peguem o vírus todas juntas. Aparentemente, nós teríamos que rever os princípios e conceitos. Apesar do lockdown ter diminuído a contagiosidade em Londres, por exemplo, a grande verdade é que a gente não deve pensar que o lockdown seja uma opção adequada. No Brasil, 90% das cidades que fecharam na primeira fase não tinham um caso sequer de coronavírus – argumentou a médica.

Questionada pelos internautas sobre o que fazer caso o médico não prescreva a hidroxicloroquina mesmo com o diagnóstico de Covid-19, Nise defendeu o direito do paciente em consultar um novo profissional de saúde.

– É um direito do paciente mudar de médico. Aquele médico está convencido de que não pode dar (o medicamento), então dificilmente ele irá prescrever aquilo que é certo. A gente tem que identificar médicos que estejam do nosso lado. É um direito do paciente receber um remédio que pode ser útil para ele – orientou.

Já sobre a expectativa em torno das vacinas, Nise foi taxativa ao defender que a imunização não pode ser obrigatória, sobretudo porque a segurança dos imunizantes só pode ser comprovada após anos de pesquisas e testes, o que não foi o caso da Covid-19.

– A vacina ideal é uma vacina que traz uma boa performance, uma boa resposta de anticorpos. E também que seja capaz de ter uma segurança a curto, médio e longo prazo. O médio e longo prazo dependem do prazo, então não tem como fazer isso em poucos meses. Qualquer vacina produzida agora vai depender de fases pós e início de tratamentos em massa. […] A posição que temos enquanto cientistas é que a vacina não pode ser, jamais, obrigatória. De quem é a responsabilidade por eventuais efeitos colaterais que venham a acontecer? – questionou.

Pleno.News Entrevista
Nise Yamaguchi
por Pleno.News - 04/12/2020

* Você pode ouvir a entrevista com a Dra. Nise Yamaguchi em podcast no Pleno.News, no Spotify, na Deezer, no Google Podcasts e no Apple Podcasts.

Leia também1 Ministério define quem será vacinado primeiro no Brasil
2 Após atingir maior marca, taxa de contágio desacelera no Brasil
3 Ao lado de Paes, governador do Rio anuncia testagem em massa
4 Votação no STF sobre vacinação obrigatória acontecerá no dia 11
5 Covid: Vacina da Pfizer está fora do "perfil desejado" pelo Brasil

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.