Leia também:
X Covid: ‘Luz no fim do túnel está ficando mais brilhante’, diz OMS

Dra. Nise chama resistência à hidroxicloroquina de ‘disparate’

Médica imunologista também criticou as medidas de isolamento social

Pierre Borges - 04/12/2020 16h55 | atualizado em 04/12/2020 17h33

Dra. Nise Yamaguchi Foto: Reprodução/Oncoguia

Na última terça-feira (4), a Dra. Nise Yamaguchi participou de uma live do Pleno.News, onde comentou sobre o tratamento precoce da Covid-19 com hidroxicloroquina. Devido à sua postura sobre o tema, a oncologista e imunologista já se opôs, por diversas vezes, à Organização Mundial de Saude (OMS) e chegou a afirmar que haveriam interesses geopolíticos por trás da resistência ao uso do fármaco.

Na live, a médica categorizou a recusa pelo medicamento como um “disparate” e citou que o medicamento é ministrado em doses maiores no tratamento de outras doenças.

– Hoje nós temos o conhecimento e temos ainda uma campanha contra. Inclusive, médicas utilizam cotidianamente a hidroxicloroquina para prevenção no Amazonas, na África, em doses maiores, para pacientes com lúpus, pacientes com artrite reumatoide e eles têm o disparate com “olha, usar neste desafio, com artrite reumatoide e lúpus, não tem problema, agora, por cinco dias, que é o protocolo da hidroxicloroquina, tem problema.” Então não é possível uma coisa dessas tão disparatada – criticou.

Nise também citou a depressão e o suicídio para questionar o benefício das medidas de isolamento social.

– Será que as pessoas não estão ficando deprimidas e estão se suicidando por que estão ficando em lockdown, isoladas de tudo, perdendo todos os seus bens, sem perspectiva de amanhã? Será que a hidroxicloroquina que dá isso ou será que quem precisou tomar a hidroxicloroquina estava nesse buraco? – questionou.

Veja a seguir o momento em que Nise falou sobre a hidroxicloroquina.

A médica citou um estudo da universidade norte-americana de Yale e um outro do médico Vladimir Zelenko ao defender o uso do fármaco no combate ao coronavírus.

– Como é que esses médicos, conseguem hoje, com o número de conhecimento… Mais se tem artigos falando a favor do tratamento precoce, estudos com meta-análise… Um estudo da Yale University mostra que diminui a internação em mais de 70% das vezes, e em casos de ficarem graves, o Vladimir Zelenko publicou agora que diminui bastante a internação em pacientes já com comorbidades – informou.

Além disso, a doutora criticou a postura do Paraná de não usar o medicamento contra a Covid e denunciou que há perseguição conta médicos que prescrevem o medicamento.

Em outro trecho da live, Nise comentou sobre suas contribuições para a Lei Antifumo.

Pleno.News Entrevista
Nise Yamaguchi
por Pleno.News - 04/12/2020

* Você pode ouvir a entrevista com a Dra. Nise Yamaguchi em podcast no Pleno.News, no Spotify, na Deezer, no Google Podcasts e no Apple Podcasts.

Leia também1 Dra. Nise Yamaguchi comenta contribuição para Lei Antifumo
2 Dra. Nise atribui segunda onda às pessoas que estavam em casa
3 Dra. Nise Yamaguchi alerta: 'A vacina não pode ser obrigatória'
4 Câmara dos EUA vota e aprova descriminalização da maconha
5 'Socialismo é sistema falido de pobreza a gotas', diz John Mackey

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.