CORONAVÍRUS
- Tudo o que você precisa saber
-->
Leia também:
X Como os pacientes com câncer devem agir nesta pandemia?

Dores reapareceram após um mês, conta curado da Covid-19

Sintomas terminaram após dez dias, mas dores no corpo persistiram por dois meses

Camille Dornelles - 30/06/2020 12h06

Servidor público sentiu dor nas costas um mês depois dos sintomas sumirem Foto: Reprodução

O servidor público Luiz Cardoso, de Ananindeua, no Pará, entrou para a multidão de mais de 730 mil brasileiros que se recuperaram da Covid-19. Mas ele sentiu o desconforto retornar após um mês do fim dos sintomas.

Cardoso relatou ao Pleno.News que sofreu dez dias seguidos com os sintomas da doença e depois sentiu dores no corpo retornarem após 35 dias. Por não ter tido os sinais característicos da doença, mas ter sido diagnosticado com o novo coronavírus, decidiu dividir sua experiência com outras pessoas. Ele entrou em um grupo do Facebook no qual as pessoas dividem suas experiências.

Lá, viu outros brasileiros com histórias parecidas com a sua e o relato de outros curados.

– O início dos sintomas foi no dia 17 de abril. Apesar de não ter tosse, coriza ou falta de ar, senti febre, dores de cabeça e no corpo, perda de olfato e de paladar e uma erupção (ferida) no dedo indicador – contou.

Uma semana depois, Cardoso fez um teste e constatou que havia sido infectado com o novo coronavírus.

– Tive pneumonia leve. Após 67 dias realizei uma nova tomografia e o pulmão estava limpo! Contudo, um desconforto nas costas permanece. Ouço afirmarem por aí que dor nas costas é o pulmão, mas no meu caso não é. Os sintomas sumiram com dez dias e depois de uns 35 dias surgiu a dor no corpo, nas costas, que vem passando aos poucos – explicou.

O sintoma já foi associado à Covid-19 por alguns pacientes, como uma sequela das lesões provocadas no pulmão. Mesmo assim, Cardoso está tranquilo por causa do resultado da tomografia.

– Alguns médicos dizem que a dor nas costas é de origem muscular. O coronavírus afeta diretamente o tecido muscular provocando inflamações – explicou.

Leia também1 "Continuo com tosse e falta de ar mesmo curada", diz médica
2 Após 9 dias intubada, mulher celebra cura e agradece a Deus
3 Ação da PF mira governador do AM por fraudes na saúde
4 "A palavra final é de Deus", declara Heloisa Périssé
5 São Paulo tem queda semanal de mortes por coronavírus

Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo