Leia também:
X Eficácia da vacina contra Covid da Moderna cai de 94% para 90%

Dinamarca decide abandonar uso da vacina de Oxford

O país é o primeiro da Europa a tomar a medida

Monique Mello - 14/04/2021 11h49 | atualizado em 14/04/2021 13h08

Soeren Brostroem, Diretor do National Board of Health Foto: EFE / Philip Davali

O governo da Dinamarca é o primeiro da Europa a decidir retirar a vacina de Oxford/AstraZeneca contra a Covid-19 do seu programa de imunização. A medida foi tomada para evitar os casos raros de coágulos sanguíneos pós-imunização.

– Baseando-se em análises científicas, nossa avaliação geral é de que existe um risco real de efeitos colaterais graves associados ao uso da vacina anticovid-19 da AstraZeneca. Portanto, decidimos remover a vacina de nosso programa de imunização – explica o diretor-geral da Autoridade Sanitária da Dinamarca, Soren Brostrom, em comunicado.

Apesar das orientações da Agência Europeia de Medicamentos (EMA) e da Organização Mundial da Saúde (OMS) a favor de seu uso, a campanha de vacinação na Dinamarca ficará sem o imunizante.

O uso da vacina no país foi suspenso em 11 de março, depois de informações que descreveram casos excepcionais de coágulos sanguíneos, combinados com uma baixa contagem de plaquetas e sangramento.

Apesar de ter confirmado a existência de casos graves de trombose, mas raros, a EMA considerou que os benefícios da vacina superam os riscos. Muitos países europeus que suspenderam o uso da vacina retomaram a aplicação, na maioria dos casos com um limite de idade.

A África do Sul também desistiu do fármaco da AstraZeneca em fevereiro, pois sua eficácia foi questionada ante a variável do vírus que afetava o país. Estados Unidos e Suíça, por exemplo, ainda não autorizaram a vacina do laboratório anglo-sueco.

Leia também1 Anvisa pede que bula da vacina de Oxford cite trombose
2 China admite que suas vacinas não têm proteção muito altas
3 Família de possível vítima da AstraZeneca defende vacinação
4 Reino Unido limita vacina de Oxford em menores de 30 anos
5 Testes em menores com vacina de Oxford são suspensos

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Grupo
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.