Leia também:
X Boris Johnson recebe oxigênio, mas intubação é descartada

David Uip se “esquiva” e não responde se usou cloroquina

Médico não quis responder pergunta feita por Datena

Paulo Moura - 07/04/2020 10h13 | atualizado em 07/04/2020 11h01

David Uip se esquivou de pergunta sobre cloroquina Foto: Agência Brasil/Rovena Rosa

Em entrevista ao programa Brasil Urgente, da TV Band, o infectologista David Uip, coordenador do Centro de Contingência do Coronavírus em SP, órgão vinculado ao governo paulista, não quis responder a uma pergunta feita pelo apresentador José Luiz Datena sobre se ele fez o uso ou não da hidroxicloroquina, medicamento que tem sido usado em pacientes graves com a Covid-19.

Ao ser questionado por Datena se utilizou o fármaco, Uip se restringiu a dizer que a questão deveria ser tratada exclusivamente com seus médicos. O médico estava infectado pelo novo coronavírus, mas já se recuperou e está curado.

– Eu segui regiamente o que me foi prescrito e orientado. Então, cabe aos meus médicos falar de terapêutica, eu não vou falar de terapêutica – respondeu.

Imediatamente, Datena então replicou e afirmou que o infectologista teria tomado o medicamento, já que o procedimento é autorizado pelo Ministério da Saúde.

– Então tomou. Em uma hora dessas, o cara toma o que tem, se é protocolo, se o ministério autorizou, então tomou – disse o apresentador.

Na manhã desta terça-feira (7), o presidente Jair Bolsonaro, um dos grandes defensores do uso da cloroquina para tratamento da Covid-19 publicou o vídeo com o trecho da entrevista em suas redes sociais e aproveitou para questionar se Uip fez ou não o uso do remédio.

– O médico David Uip tomou, ou não, hidroxicloroquina para se curar? – questionou.

Leia também1 Secretária de Saúde do Rio se tratou com cloroquina
2 Mandetta diz que fica: "Nosso maior inimigo é a Covid-19"
3 Novo estudo indica benefícios da cloroquina contra Covid-19

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.