Leia também:
X Covid: Coquetel da Regeneron reduz mortes em hospitalizados

CPI deve incluir Queiroga na lista de investigados

Senadores passariam a considerar o ministro como suspeito de ter participado de um crime

Pleno.News - 17/06/2021 09h29 | atualizado em 17/06/2021 16h38

Ministro da Saúde, Marcelo Queiroga Foto: Jefferson Rudy/Agência Senado

O relator da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Covid no Senado, Renan Calheiros (MDB-AL), avalia incluir o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, na lista de investigados. A decisão ainda não é consenso na cúpula da comissão, e a lista só deve ser divulgada na sexta-feira (18). A CPI apura ações e omissões do governo federal no enfrentamento da pandemia do novo coronavírus.

Caso os senadores acompanhem a opinião de Calheiros, Queiroga deixaria de ser testemunha e seria posto em uma lista com outros quatro investigados da CPI: o ex-ministro da Saúde Eduardo Pazuello, o ex-ministro das Relações Exteriores Ernesto Araújo, a secretária de Gestão do Trabalho e da Educação no Ministério da Saúde, Mayra Pinheiro, e o ex-secretário de Comunicação da Presidência Fábio Wajngarten.

Ao incluir Queiroga, Pazuello e outros alvos na lista de investigados, a CPI passar a tratá-los como suspeitos de ter participado de um crime. Isso porque a comissão classifica como investigadas aquelas pessoas contra as quais há provas e indícios veementes de irregularidades.

Segundo assessores do Congresso, a alteração do status desobriga o investigado a assinar um termo para falar somente a verdade. Como não está obrigado a produzir provas contra si mesmo, o investigado não precisa falar nem dizer a verdade.

Os cinco investigados da CPI foram ouvidos como testemunhas em seus depoimentos. Testemunhas são pessoas que viram fatos, mas não participaram de irregularidades e crimes.

*Estadão

Leia também1 Governo anuncia antecipação de 7 milhões de doses da Pfizer
2 Barroso autoriza Carlos Wizard a ficar em silêncio na CPI da Covid
3 País aplica 1,73 milhão de doses em 24h, 2ª maior marca diária
4 Butantan detecta 19 variantes do coronavírus no estado de SP
5 CPI marca depoimentos de Filipe Martins e de Osmar Terra

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.