Leia também:
X Cidade gaúcha decide vacinar veterinários antes de idosos

Covid: Vacina da Pfizer “destrói” cepas britânica e sul-africana

Pesquisas apontaram que imunizantes conseguiram neutralizar novas variações da doença

Pleno.News - 08/02/2021 15h13 | atualizado em 08/02/2021 15h24

Nova cepa de coronavírus foi descoberta no Reino Unido Foto: Reprodução

A vacina da Pfizer/BioNTech contra a Covid-19 mostrou-se capaz de neutralizar as variantes do coronavírus Sars-CoV-2 que apareceram no Reino Unido e na África do Sul, de acordo com pesquisa publicada nesta segunda-feira (8) na revista Nature Medicine.

O produto foi testado contra as mutações N501Y (observada nos dois países), D614G (no Reino Unido) e E484K (somente na África do Sul), são localizadas na proteína spike (a parte do vírus que se conecta às células humanas) e que parecem aumentar essa habilidade do vírus. A primeira variante também parece aumentar os possíveis hospedeiros do vírus e afetar também os camundongos.

Os resultados já tinham sido divulgados no fim de janeiro, ainda em formato de pré-print (sem a revisão de outros cientistas) e foram confirmados agora em uma publicação tradicional.

O surgimento das novas variantes gera preocupação sobre o efeito na vacinação porque justamente a proteína spike do vírus é o alvo dos anticorpos neutralizantes que têm sua produção induzida por muitas das vacinas. No domingo (7), a África do Sul suspendeu a vacinação com o imunizante de Oxford, após observar que ele estava sendo pouco efetivo contra a variante local do coronavírus.

Os pesquisadores, liderados por Pei-Yong Shi, da Universidade do Texas, e Philip Dormitzer, da Pfizer, fizeram combinações dessas três variantes e as testaram diante de um painel sorológico de 20 pessoas que tinham participado dos testes clínicos da vacina.

Esse material é composto por anticorpos obtidos após duas ou quatro semanas da imunização com duas doses da vacina, em um intervalo de três semanas. Ele foi testado tanto para a cepa original do Sars-CoV-2, que nos testes clínicos tinha apontado uma eficácia de 95%, quanto para os vírus mutantes.

Os pesquisadores relatam que conseguiram neutralizar as três variantes do vírus, com uma pequena variação: a neutralização contra a mutação E484K foi ligeiramente inferior à neutralização contra a mutação N501Y.

– A evolução contínua do Sars-CoV-2 exige um monitoramento contínuo do significado dessas mudanças para a eficácia da vacina. Esta vigilância deve ser acompanhada de preparativos para a possibilidade de que futuras mutações possam exigir mudanças nas vacinas – escrevem os autores.

Eles lembram que mudanças desse tipo funcionaram bem para a vacina da influenza – vírus que muta todos os anos. Para a Covid-19, dizem, a flexibilidade da tecnologia de vacina baseada em RNA mensageiro, como é o caso da Pfizer e da Moderna, pode facilitar as atualizações.

*Estadão

Leia também1 Bolsonaro sobre Doria: "Em plena pandemia, se eleva ICMS de quase tudo lá"
2 Web debocha de Anitta por querer "excluir o 17 da tabuada"
3 Maia tem 'ansiedade de poder' e 'falta de caráter', dispara Caiado
4 Damares e André Mendonça visitam pastor José Wellington em SP
5 Cientistas criam aplicativo capaz de detectar Covid em 10 minutos

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.